Exclusivo

Desgastado com medalhões, Silvio de Abreu entra na berlinda na Globo

Diretor de dramaturgia pode cair ainda em 2020; emissora nega


Silvio de Abreu posa para foto
Silvio de Abreu estaria na berlinda na Globo - Foto: Divulgação

Silvio de Abreu entrou na berlinda na Globo. O diretor de dramaturgia da rede carioca estaria em vias de ser aposentado de seu cargo devido ao desgaste que vem sofrendo nos últimos tempos, por causa da difícil relação que desenvolveu com os principais medalhões, que escreveram para a emissora durante décadas.

Segundo apurou o NaTelinha, diversos autores consagrados já teriam feito reclamações nos bastidores da Globo e deixado chegar à direção geral a insatisfação com o tratamento que Silvio de Abreu tem dado a eles. Parte desses novelistas entendem que mereciam uma relação diferente com a Globo, já que ajudaram a consolidar o núcleo de  telenovelas brasileiras.

Vale frisar que a escolha de Silvio de Abreu para assumir a função de diretor de dramaturgia, em novembro de 2014, se deu com uma condição clara: ele teria que promover uma renovação dos novelistas, já que a Globo entendia que seus autores estavam envelhecendo e era necessário criar uma nova geração.

Em conversas com a reportagem, houve autor que reclamou do método de Silvio de Abreu na aprovação de uma sinopse. Segundo este nome que aceitou falar sob a condição de anonimato,o diretor não pode exigir de um autor consagrado o mesmo que costuma pedir para um novelista em formação. 

E é isso que tem ocorrido no Fórum de dramaturgia, criado por Silvio de Abreu. Sinopses de medalhões tem sido analisadas por jovens que fazem parte do grupo íntimo do diretor da área e que nunca escreveram uma novela. Esta é uma das reclamações que teria sido compreendida como correta pela cúpula da Globo.

Silvio de Abreu em A Próxima Vítima

Nos corredores da Globo, a brincadeira entre os novelistas consagrados é que o diretor de dramaturgia do canal está reeditando a versão de sua própria novela, sucesso dos anos 90, A Próxima Vítima. Muitos medalhões têm conversado entre si, em tom de brincadeira, tentando adivinhar quem será a próxima vítima do autor.

Vale lembrar que, sob a gestão de Silvio de Abreu, a Globo dispensou autores consagrados como Antônio Calmon e Aguinaldo Silva, além de ter aposentado Walther Negrão, Manoel Carlos e Benedito Ruy Barbosa. No mesmo período, o diretor ainda vetou projetos que marcariam os retornos de Lauro César Muniz e de Carlos Lombardi. Ele ainda barrou um projeto de Miguel Falabella.

Substituto de Silvio de Abreu

A Globo já estaria procurando um substituto para Silvio de Abreu, que pode deixar o cargo ainda em 2020. O perfil que a cúpula do canal estaria procurando é de um executivo técnico. 

Internamente, o nome de Ricardo Waddington vem ganhando força. Atual diretor de produção da emissora, ele tem respaldo dos autores, por ser considerado um dos melhores diretores de novelas dos últimos anos, e também por seu perfil agregador. 

Procurada pelo NaTelinha, a Globo afirmou, através de sua assessoria de imprensa, que as informações são rumores e não procedem.


Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado