Entrevista

Edu Guedes sobre a carreira na TV: "Fui me ajustando às oportunidades que eu tive"

Apresentador analisa audiência: "O que importa na televisão é o conjunto de ações"


Edu Guedes em seu programa na RedeTV!
Edu Guedes comanda atração com seu nome na RedeTV! - Divulgação

Um dos cozinheiros mais famosos da TV, Edu Guedes completa 25 anos de carreira em 2019, no momento em que sua atual emissora, a RedeTV!, comemora 20 anos. 

Sua primeira aparição foi em 1994 no programa Mulheres, da TV Gazeta. "A minha avó sempre acompanhava a Claudete, e a Ione na época, né, fazendo o Mulheres. Foi muito especial", recorda Edu Guedes em entrevista exclusiva ao NaTelinha. "Depois tive um crescimento no Note & Anote, depois fiquei fazendo o Tudo a Ver com o Paulo Henrique Amorim, a fase do Hoje em Dia...", lista.

Para ele, esse um quarto de século de exposição na TV aberta é fruto das oportunidades: "Não imaginava que fosse dessa forma. Fui me ajustando às oportunidades que eu tive na vida".

Edu também pegou o auge do Hoje em Dia, que bateu a Globo em várias ocasiões. "Bem bacana fazer um programa por 10 anos [entre 2005 e 2015], diário. Foi um sucesso realmente, em termos de audiência. Depois eu vim pra RedeTV!. Fiquei três anos e meio fazendo o programa em conjunto, e depois há dois fazendo o programa sozinho, que estou gostando muito também", garante.

Ele enfatiza que a troca de experiências é o mais importante. E todo esse tempo, segundo Edu, são 28 livros escritos, mais de 10 milhões vendidos, além de mais de 10 milhões de revistas comercializadas. "São mais de 150 milhões de produtos licenciados vendidos. Nem sonhava em tanta coisa que eu já fiz, pra falar a verdade", orgulha-se.

Edu Guedes sobre a carreira na TV: \"Fui me ajustando às oportunidades que eu tive\"

Sobre ter uma atração com seu nome, Edu Guedes e Você, não nega a responsabilidade: "É muito bom ter um programa com meu nome, mas você tem uma certa... Tem um certo peso, porque depende exclusivamente de você, do trabalho e equipe. Depende bastante de mim. Me esforço ao máximo por mim e pelos outros, fazendo aquilo que as pessoas querem e nem sempre o que eu quero. Estou ali para prestar um serviço".

O chef, no entanto, não tem tanta preocupação com o Ibope atualmente. "Ao longo dos anos acho que a gente conseguiu ter sucesso na carreira independente do Ibope. O que importa na televisão é o conjunto de ações que você tem. A audiência é importante, compatível onde você está. O quanto você vende é importante pra que você fique bem, as pessoas que você trabalha estejam bem. Não é uma coisa só. É tudo. É fazer um trabalho bem feito. O conjunto das ações é o mais importante. Durante muitos anos eu fiquei em primeiro lugar. Hoje a preocupação maior é em fazer um trabalho bem feito", explica.

Liberdade para Edu é importante. E ele elogia a RedeTV!: "Trabalhar na RedeTV! é muito gostoso, tem liberdade pra ajudar no que a gente pode. Tanto na parte do programa quanto na parte comercial. Sou muito feliz aqui. E agradeço a liberdade que o Amilcare [Dallevo] e o Marcelo [Carvalho], no comando da TV, dão pra gente também".

O administrador Edu Guedes

Para quem não sabe, Edu Guedes concluiu a faculdade de Administração. E recomenda: "A administração é uma faculdade muito boa e falo pros jovens que serve pra tudo. Serve pra administrar as empresas que eu tenho, minha carreira na TV. Você estuda economia, psicologia, uma série de coisas... Foi importante eu ter me formado pra carreira mesmo, tocar meus negócios, cuidar das empresas, enfim... Então, sou sócio de indústrias e a gente toca indústria. Sou sócio de comércio, a gente toca o comércio. A administração é importante pra isso também".

Com milhares de receitas feitas na TV, destaca que a mais importante é a próxima: "Sempre penso na receita do amanhã. Uma coisa diferente, algo interessante. Veio o cônsul de Israel cozinhar comigo, e eu aprendo também, um pouco do conhecimento. É isso que tenho a passar pras pessoas. A receita que eu mais gosto é aquela que vou fazer amanhã. É sempre um desafio pra mim".

A primeira formação que Edu teve foi na Itália, em gelateria e pasticceria. "Tenho uma influência grande italiana, é uma das culinárias que mais gosto. Tive a oportunidade de viajar o mundo inteiro por conta do meu trabalho. Aprendi muito viajando pra tantos países através da gastronomia", comemora.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado