Exclusivo

Com grade noturna resolvida, Record mira nas manhãs para se distanciar do SBT

Emissora quer tirar a vice-liderança do SBT na faixa matutina


Montagem com a tela dividida entre o Balanço Geral Manhã, Fala Brasil e Hoje em Dia
Balanço Geral Manhã, Fala Brasil e Hoje em Dia sofrerão mudanças na Record. Foto: Montagem

A Record considera a grade noturna resolvida e agora pensa em mecanismos para alavancar seu período da manhã. A direção da emissora pretende trabalhar em mudanças a partir do início de 2020 para que os programas matutinos tirem a vice-liderança atualmente ocupada pelo SBT.

Segundo apurou o NaTelinha, a emissora entende que a segunda posição são favas contadas no horário nobre, após antecipar o Jornal da Record para às 19h45 e empurrar suas novelas desde o dia 10 de dezembro. Na primeira semana de mudança, o canal cresceu e já deixou o SBT para trás.

Agora, o alto comando estaria analisando que para recuperar o segundo lugar na média-dia é preciso depositar os olhos para a faixa da manhã, o maior problema da Record no atual momento. Todos os programas que vão ar no período amargam a terceira colocação e raramente incomodam o SBT.

A partir de janeiro a intenção é que novas pautas e estratégias sejam utilizadas na programação matutina. A contratação de Celso Zucatelli para o comando do Balanço Geral Manhã já seguiu essa toada e iniciando 2020 o programa deverá enveredar para prestação de serviço e investir no policialesco com humor, nos moldes do “primo rico”, exibido no horário do almoço.

Vale lembrar que Zucatelli assumiu o BG com mais tempo após o cancelamento do SP no Ar, que já havia sofrido alterações com a contratação de André Azeredo, ex-Globo que assumiu a função com status de busca pela liderança, mas que amargou a terceira posição com o programa ficando abaixo dos 3 de média. Atualmente, o Balanço também não consegue chegar a 4 pontos.

Os maiores problemas para o canal, no entanto, são o Fala Brasil e o Hoje em Dia. A direção da Record ainda não teria decidido como alavancar os índices do telejornal. O programa disputa audiência com o Primeiro Impacto que está estabilizado na vice-liderança e segundo apurado, a TV dos bispos entende que é difícil mudar esses resultados lutando com um programa policial. Mesmo assim, não existe a intenção de transformar o jornal em outra espécie de mundo-cão, mas a alta cúpula do jornalismo já teria encomendado pesquisa junto ao público para entender as necessidades para crescer.

No caso do Hoje em Dia as mudanças deverão ser mais rápidas. A morte de Gugu Liberato fez com que a revista eletrônica atingisse recorde de audiência com números de seus áureos tempos e isso fez com que se chegasse à conclusão de que o programa precisa investir em pautas atuais. Com isso, a intenção é de que o Hoje em Dia use e abuse do factual e sempre esteja em relevância.

Risco de mudanças drásticas na Record

Embora estas sejam as mudanças previstas para um primeiro momento, nos corredores da Barra Funda se comenta que há o risco de mudanças drásticas se até o final do primeiro trimestre não houver reação nos números do Ibope. No caso do Hoje em Dia, por exemplo, nem os apresentadores estão garantidos para o ano todo.

Fala-se ainda que, a partir do segundo trimestre, caso as pequenas alterações não surtam os efeitos necessários, existe a possibilidade de inversão de programas e o Fala Brasil ser antecipado para que o Balanço Geral ocupe um horário onde seria mais competitivo contra o Primeiro Impacto.

Procurada, a Record não respondeu até a publicação da reportagem.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado