História da TV

Globo vetou Ricky Martin no Faustão por causa de Gugu

O cantor internacional era amigo pessoal de Gugu e se apresentaria no SBT após divulgação na Globo


Gugu Liberato e Ricky Martin
Divulgação/SBT

Em 1998, no auge da guerra pela liderança de audiência aos domingos, a Globo vetou a presença de Ricky Martin na atração de Fausto Silva por causa de Gugu Liberato. Amigo pessoal do apresentador, o astro porto-riquenho iria cantar as músicas de seu novo álbum, Livin' La Vida Loca, no Domingo Legal, 40 dias após passar por uma mega divulgação na emissora concorrente. O diretor de Faustão na época, Alberto Luchetti, discordou da estratégia e cancelou a participação do cantor internacional.

"A Sony Music me deu o Rick Martin exclusivo para lançar o CD dele. Ele era o maior fenômeno latin pop da época. Achei ótimo, era uma música que ninguém conhecia. Eu topei fazer. Passou uns dias e a gravadora virou pra mim e disse que queria dar ele exclusivo pra a Globo toda. Eu falei: 'bom, isso não é comigo, eu sou só o Faustão. Eu vou levar vocês para quem é de direito'. Aí eu levei para a Marluce (Dias da Silva), que era a diretora geral",  contou Luchetti, em entrevista ao NaTelinha publicada em junho de 2018.

O ex-diretor do Domingão explica que, em seguida, foi produzido um contrato de exclusividade de Ricky Martin na Globo a pedido de Marluce. Na estratégia traçada pela emissora, o cantor apresentaria o CD Livin' La Vida Loca no programa de Fausto Silva, além de todos os programas da linha de shows e tema de novela. "Era uma divulgação monstra, um escândalo", destacou Alberto Luchetti.

"Eu li o contrato e no final tinha assim: 'Depois de 40 dias ele vai ter uma participação no programa do Gugu'. Eu liguei para o departamento de contrato e disse: 'O que é isso aqui? Nós vamos ficar divulgando a música que nem uns loucos e quando o Ricky Martin for daqui a 40 dias no programa do Gugu, ele vai a 70 pontos e a gente vai dar 10'.E eles responderam: 'Mas é assim, porque o Gugu é muito amigo dele'. Eu falei: 'Então é o seguinte, no programa do Fausto ele não canta'", decidiu o ex-diretor.

E completou: "Olha, arrumei uma guerra com a Globo inteira. Já tinham escolhido a música para a novela das oito".

Diante da situação, Alberto Luchetti, que antes de assumir o Domingão do Faustão, entre 1998 e 2002, foi diretor de jornalismo da Band e teve passagens por Folha de S.Paulo, Estadão e Jovem Pan, decidiu escalar o apresentador Clodovil para enfrentar o astro internacional no Domingo Legal do SBT e acabou ganhando no Ibope.

Globo vetou Ricky Martin no Faustão por causa de Gugu

Morte de Gugu Liberato

A morte de Gugu foi confirmada na noite da última sexta-feira (22), em Orlando, nos Estados Unidos. O comunicador de 60 anos caiu de uma altura de quatro metros durante um reparo no ar-condicionado no sótão e bateu a cabeça. Ele foi levado às pressas para o hospital Orlando Health Medical Center, onde foi diagnosticada morte cerebral.

"Na admissão deu entrada em escala de Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo", relatou a nota enviada à imprensa pela equipe de comunicação do apresentador.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado