R$ 30 mil

Dias depois do Teleton, SBT é condenado por conduta discriminatória contra cadeirante

Emissora não teria oferecido condições para a cadeirante participar de um programa


Rebeca Abravanel em pé, durante apresentação do Roda a Roda no SBT
SBT terá de pagar indenização a cadeirante por causa do Roda a Roda. Foto: Divulgação

Na semana seguinte ao Teleton, o SBT foi condenado pela 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo a indenizar uma cadeirante no valor de R$ 30 mil por conduta discriminatória. A emissora teria excluído a mulher de participar de um programa para o qual ela foi convidada.

Segundo a decisão, o SBT não providenciou rampa de acesso para que a mulher pudesse subir ao palco e participar do Roda a Roda e obrigou a convidada a assistir ao game-show da plateia, em local que foi considerado desconfortável. 

Segundo o ConJur, o Tribunal considerou todo o tratamento dispensado à mulher como discriminatória, já que ela é vendedora da marca que patrocina o programa apresentado por Rebeca Abravanel e, mesmo convidada a participar do Roda a Roda, sua entrada sequer foi autorizada na portaria.

Mesmo diante de muitos imprevistos, finalmente a convidada conseguiu acesso até os estúdios onde a atração seria gravada, mas acabou tendo outra surpresa. Não havia estrutura necessária para que ela chegasse ao local e, por isso, teve de nomear uma procuradora para participar da produção.

SBT se manifesta no processo

O SBT se manifestou nos autos do processo e afirmou que segue todas as regras de segurança impostas pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo e da ABNT. A emissora informou ainda que avisou a mulher da impossibilidade de ela subir no palco, por razões de segurança.

A justificativa irritou o relator do processo, que afirmou: "Com o devido respeito, as desculpas não convencem. Empresas de alto padrão no segmento televisivo teria que ter meios de propiciar às pessoas portadoras de necessidades especiais condições para participação no programa dentro de suas limitações naturais".

Procurada pelo NaTelinha, a emissora respondeu que não irá comentar o caso.

Teleton no SBT

No último sábado (26), o SBT levou ao ar o Teleton, maratona da solidariedade realizada em parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Durante toda a programação que durou mais de 24 ininterruptas, várias pessoas com necessidades especiais foram ao palco do programa.

Em determinado momento, a própria Rebeca Abravanel, apresentadora do Roda a Roda, esteve no ar pedindo doações para a associação. O programa também mostrou em diversos momentos a importância da implantação de políticas sociais para garantir os direitos das pessoas com necessidades.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado