De 2017

Band é condenada a indenizar Kim Kataguiri por críticas de Ricardo Boechat

Jornalista hoje falecido detonou o líder do MBL em 2017


Kim Kataguri e Ricardo Boechat
Reprodução

A Band foi condenada a indenizar o deputado federal Kim Kataguiri na quantia de R$ 10 mil. A condenação aconteceu graças a um processo movido por ele contra a emissora por declarações proferidas por Ricardo Boechat, falecido neste ano.

De acordo com o processo, Kataguiri se sentiu ofendido com uma declaração dada por Boechat na Bandnews FM em 13 de agosto de 2017. O jornalista criticou a posição do MBL (Movimento Brasil Livre) por tentar boicotar a exposição patrocinada pelo Banco Santander, que recebeu o nome de “Queermuseu”.

O Santander decidiu retirar o patrocínio do evento que acabou cancelado graças às fortes críticas recebidas por uma série de grupos organizados nas redes sociais, inclusive o próprio MBL, liderado por Kataguiri. “O fato de dinheiro público ser usado, por meio da Lei Rouanet, para custear uma exposição ofensiva à fé da maioria da população brasileira merece ser criticada”, afirmou ele à época, ainda antes de se tornar deputado.

Boechat fez questão de responder em seu programa no rádio e acabou sendo alvo de processo por conta disso. “Então esses idiotas do MBL, que eu não sei nem o que é isso, tem um cara lá como é que chama? O Kim-Jong Un... é parente do Kim-Jong Un ou não? Como é o nome dele? Kim Kataguiri? A Kim-Jong Un Araquiri, esse bobalhão, diz que eles ficaram lá ofendendo as pessoas que estavam na exposição”, bradou.

Diante disso, Kataguiri decidiu processar Boechat e a Band. Acontece que o jornalista morreu antes do processo ser julgado. Ele perdeu a vida num trágico acidente de helicóptero ocorrido no último dia 19 de fevereiro.

A juíza Cláudia Thome Toni optou pela condenação e, em sua decisão, confirmou: “Além de ter seu nome como objeto de trocadilhos em tom jocoso, o autor foi chamado de bobalhão, o que mostra a efetiva ofensa à sua honra e imagem, ao contrário do que entende a ré”. Com isso, a juíza optou pela condenação à Band com uma indenização de R$ 10 mil.

A emissora já recorreu da decisão que entrou em processo de julgamento em segunda instância, ainda sem data.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado