Carta na manga

De "Chaves" a "Todo Mundo Odeia o Chris": Os curingas da TV brasileira

Essas produções quase sempre aparecem na programação dos canais


series-coringas-tv-aberta_fc3081043221c89d31f402858593135e25a2edd1.jpeg
Muitas séries são coringas dos canais brasileiros, até a nova queridinha "The Good Doctor" entrou na onda. Foto: Montagem

A TV brasileira acostumou-se a lançar mão de um mesmo recurso quando precisa se socorrer na busca por audiência. As chamadas curingas do Ibope normalmente são séries, quase sempre estrangeiras, e que costumam ser resultado certeiro nos números.

De SBT a Globo, muitos são os canais que utilizam o recurso e o público vire e mexe vê séries como "Chaves" ou "Todo Mundo Odeia o Chris" no ar.

O NaTelinha preparou uma lista lembrando as séries que funcionam como curinga das emissoras e que vivem entrando e saindo da grade de programação.

Confira:

“Chaves” (1971) – SBT

De \"Chaves\" a \"Todo Mundo Odeia o Chris\": Os curingas da TV brasileira

O programa mexicano foi criado por Roberto Bolaños e chegou ao Brasil em agosto de 1984, na emissora de Silvio Santos. O seriado se tornou icônica e virou uma das principais cartas da programação do canal. A atração fez tanto sucesso, que chegou a liderar. Em 2000, a imprensa cogitou uma possível compra da Globo para barrar a repercussão do enredo, mas “Chaves” continuou firme e forme no SBT.

Em 2010, a Turner comprou os direitos da produção e os episódios passaram a passar no Cartoon Network. Em 2014, o programa se transferiu para o Boomerang e TBS. Atualmente, além de fazer parte da grade do SBT, tendo audiência que gira entre 5 e 7 pontos, o seriado é uma das atrações do Multishow e do streaming Prime Vídeo, da Amazon.

Mesmo com tantas opções para acompanhar o menino do barril, o seriado é o trunfo de Silvio Santos. Está com algum horário com problema de audiência, é só chamar o “Chaves” que resolve. É pelo menos assim que o SBT pensa.

“The Good Doctor” (2017) – Globo

De \"Chaves\" a \"Todo Mundo Odeia o Chris\": Os curingas da TV brasileira

A premissa é a história de Shaun Murphy, um jovem cirurgião com síndrome de Savant. Ele mora numa cidade pequena e sofreu na infância. Ele se tornou um médico que usa seus talentos para salvar vidas. O enredo ganhou o coração dos americanos e também dos brasileiros.

É o seriado mais assistido no catálogo do Globoplay e também lidera a audiência do GNT. No “Cine Globoplay”, obteve a maior audiência, consolidando-se com 29,5 pontos. A atração agora irá passar as quintas-feiras, com estreia marcada para o dia 28 de agosto, substituído “Lady Night”.

“Henry Danger” (2014) – SBT

De \"Chaves\" a \"Todo Mundo Odeia o Chris\": Os curingas da TV brasileira

O programa estreou nos Estados Unidos em 2014, mas chegou ao Brasil em 2015, na Nickelodeon. Chegou ao SBT em 2017, substituindo “The Thundermans”, aos sábados, ao 12h30.

Em termos de audiência, o seriado conseguiu bater recorde e foi a segunda produção da emissora com maior público do último final de semana (03), consolidando com 11,3 pontos, perdendo apenas para o “Programa Silvio Santos”.

“Mundo da Lua” (1991) – TV Cultura

De \"Chaves\" a \"Todo Mundo Odeia o Chris\": Os curingas da TV brasileira

O seriado conta a história de Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô paterno ao completar dez anos. O enredo conta os problemas de um menino que sai da infância e entra para adolescência, criando histórias misturando a ficção com a realidade.

Sucesso na década de 1990, o programa conseguiu conquistar diversas gerações. Apesar de não ter o mesmo impacto do passado, é figurinha cativa da programação da TV Cultura e consegue ter bom desempenho de audiência no período da tarde, consolidando entre 1 e 2 pontos de média.

“Todo Mundo Odeia o Chris” (2005) – Record

De \"Chaves\" a \"Todo Mundo Odeia o Chris\": Os curingas da TV brasileira

"Todo Mundo Odeia o Chris" é um dos maiores sucessos da TV americana e conquistou uma legião de fãs no Brasil. A produção criou bordões e é tratada com carinho pelos telespectadores. Seu lançamento aconteceu em 2005 na TV americana e chegou ao Brasil no final da década passada.

A atração conquistou os telespectadores brasileiros e chegou a marcar 10 pontos de pico em 2010. Em 2017, o canal resolveu tirar o seriado da programação, mas trouxe de volta a grade em janeiro deste ano. O Globoplay, que faz parte do Grupo Globo, concorrente da Record, comprou os direitos de exibição dos episódios.

“Pica-Pau”(1940) – Record

De \"Chaves\" a \"Todo Mundo Odeia o Chris\": Os curingas da TV brasileira

Primeiro desenho animado a passar na televisão, na extinta TV Tupi. O programa passava em inglês e tinha legenda em português. A dublagem em português só veio a existir em 1957. A Record comprou os direitos de “Pica-Pau” na década de 1960, mas perdeu o desenho para o SBT em 1981.

Em 2006, a Globo não renova o contrato para transmitir o desenho animado e a Record recupera a história do pássaro. A emissora exibiu um especial com episódios de O Novo Show do Pica-Pau respectivamente às 17h, no feriado do dia 15 de novembro de 2006. Então a partir desse dia, os novos episódios ganharam espaço na programação de segunda a sexta às 18h.

O programa continua na grade de programação e é um dos coringas da emissora. Quando alguma atração da Casa não corresponde em audiência e a emissora precisa preencher buraco na programação, o desenho costuma ser usado para ocupar a faixa.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado