Cortada

Dois anos após lançamento, "13 Reasons Why" remove cena de suicídio de protagonista

"13 Reasons Why" conta com duas temporadas de 13 episódios


Hannah de 13 Reasons Why se matando
Hannah Baker se suicidando em "13 Reasons Why" - Reprodução

Sensação de 2017, "13 Reasons Why" teve a cena de suicídio de Hannah Baker retirada pela Netflix, após intensa reclamação do público.

A empresa revelou que decidiu por isso após receber conselhos de grupo de médicos especialistas em prevenção. "Ouvimos de muitos jovens que a série incentivou conversa sobre questões difíceis como depressão e suicídio e a obtenção de ajuda, muitas vezes pela primeira vez", ressaltou.

"À medida que nos preparamos para a terceira temporada, estamos atentos ao debate em andamento em torno do programa. Assim, seguindo o conselho de especialistas médicos, decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores, editar a cena em que Hannah tira a própria vida na primeira temporada", segue a nota.

A cena agora mudou: Hannah olha para o espelho e logo é mostrada ela já na banheira, desacordada. Os cortes no pulso e a personagem perdendo sangue saíram do desfecho que consta no catálogo da Netflix.

Lançada há dois anos, Hannah se mata e deixa tapes gravados, uma para cada pessoa.

Controversa

Dois anos após lançamento, \"13 Reasons Why\" remove cena de suicídio de protagonista

O Instituto Nacional de Saúde Mental (INSM), em conjunto com universidade e hospitais do Estados Unidos, chegou a uma conclusão: a série prestou um desserviço.

De acordo com estudo realizado, houve um aumento de 28,9% nos índices de suicídio entre crianças e adolescentes em abril de 2017, o mês seguinte à estreia da série no streaming.

O levantamento também mostrou que mortes por suicídios em abril de 2017 superou o registrado em qualquer outro mês em um período de cinco anos avaliados pelos pesquisadores.

Chamou a atenção os suicidas do sexo masculino, enquanto o feminino, de acordo com a pesquisa, o crescimento foi "insignificante'.

A Netflix falou à BBC News Brasil e ressaltou a importância do tema. "Temos trabalho muito para assegurar que estamos lidando de maneira responsável com essa questão sensível", informou.

A história de Hannah Baker foi acusada pelos mais acintosos, de glamourizar o suicídio, e a Netflix, em todos os episódios, adicionou alertas aos espectadores.

A primeira temporada girou em torno de uma narrativa cuja protagonista explica em fitas a razão de ter cometido um suicídio. A série alcançou um sucesso imediato no mundo todo.

"13 Reasons Why" conta com duas temporadas na Netflix, e 13 episódios para cada uma delas.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado