Industrialização

Governo Lula anuncia investimento de R$ 300 bi em política industrial

Lula havia prometido uma nova política industrial em seu mandato


Lula em foto
Lula vai investir em industrialização do Brasil - Foto: Reprodução/Internet

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (22) um pacote de R$ 300 bilhões em financiamentos para a nova política industrial do país. Os recursos serão destinados a linhas de crédito específicas, reembolsáveis e não-reembolsáveis, além de recursos por meio de mercado de capitais. A verba será administrada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O plano "Nova Indústria Brasil" estabelece diversas metas para desenvolvimento da indústria até 2033, bem como objetivos de curto prazo para o fim do mandato de Lula, em 2026.

BBB 24: Giovanna Lima leva chamada de Boninho e chora: "Participação no programa pode acabar"

Mariana Xavier se incomoda com 'elogio' sobre seu corpo: "Não comente"

Entre as metas, estão o aumento da participação do setor agroindustrial no PIB agropecuário para 50%, aumentar para 70% a produção nacional de medicamentos, vacinas, equipamentos e insumos da área da saúde e reduzir o tempo médio de deslocamento de casa para o trabalho em 20%.

O fortalecimento tecnológico e a promoção da indústria verde estão entre os principais alvos da transformação. No caso da bioeconomia, as metas estabelecem uma redução de 30% na emissão de CO2 por valor adicionado do PIB da indústria, ampliando o uso tecnológico da biodiversidade em 1% ao ano.

O presidente Lula afirmou que a nova política industrial é essencial para o desenvolvimento do país. "O Brasil precisa retomar seu protagonismo na indústria mundial", disse. "Essa política vai nos ajudar a criar empregos, gerar renda e reduzir as desigualdades."

O anúncio do pacote de financiamento foi recebido com entusiasmo pelo setor produtivo. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, afirmou que os recursos são "um importante passo para a retomada da indústria brasileira".

"Esses recursos vão permitir que as empresas invistam em inovação, produtividade e sustentabilidade", disse Andrade. "Isso é fundamental para que a indústria brasileira possa se tornar mais competitiva no mercado global."

A nova política industrial é um dos principais pilares do plano de governo do presidente Lula. O objetivo é tornar a indústria brasileira mais competitiva e promover o desenvolvimento econômico e social do país.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado