Gordofobia

Mariana Xavier se incomoda com 'elogio' sobre seu corpo: "Não comente"

Atriz explicou quais motivos alguns comentários podem ser problemáticos


Mariana Xavier nas redes sociais
Mariana Xavier é muito ativa nas redes sociais - Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Mariana Xavier, de 43 anos, revelou no Instagram nesta segunda-feira (22) que não gostou de alguns ‘elogios’ que recebeu nas redes sociais no final do ano passado. Ela relatou que emagreceu e uma internauta sugeriu que ela continuasse “o que está fazendo”.

"No fim do ano eu fiz um post fazendo reflexões profundas sobre 2023, mas teve gente que ao invés de embarcar na poesia do texto preferiu focar na foto: 'achei você bem mais magra! Continue o que estiver fazendo', 'Uhuuuuullll! Bora emagrecer para ficar elegante!', 'A Mulher Maravilha emagreceu! Parabéns!'. Certeza de que não foi por mal, mas vamos conversar sobre as motivações e os impactos desse tipo de fala 'elogiosa'? Comentar o corpo das pessoas é um vício do qual a gente precisa se livrar", escreveu a atriz.

BBB 24: Irmã de Nizam se irrita com Thais Fersoza e critica apresentadora, que se desculpa

Morre ex-astro da série Barrados no Baile, aos 58 anos

No vídeo, Mariana Xavier leu um elogio de um seguidor e apontou porque o comentário era problemático. “Eu tenho certeza de que a intenção dessa pessoa foi fazer um elogio. Mas vamos falar sobre quão problemático é esse tipo de comentário”, declarou.

"Já falei aqui algumas vezes que a gente não deve comentar o corpo das pessoas, mas ainda tem muita gente que tem dificuldade de entender qual o problema de comentar se a minha intenção é fazer um elogio. E aí a gente precisa parar para pensar: por que emagrecer é sempre um elogio? Que imaginário é esse que faz a gente entender o emagrecer como algo desejável e digno de aplauso o tempo todo?", indagou.

"As pessoas que são ativistas da luta anti-gordofobia são sempre acusadas de romantizar a obesidade. A gente cansa de dizer que romantização de obesidade não existe. Afinal de contas, eu nunca vi nenhum ativista dizendo: 'venha você também para o maravilhoso mundo da gordolândia!', 'ser gordo é maravilhoso', 'aprenda aqui minha dieta para engordar 20 quilos em 15 dias'", pontuou.

"O que a gente vê por aí o tempo inteiro é esse tipo de discurso, propaganda e estímulo associados ao emagrecimento. O que mais chama atenção nesse comentário? E esse é só um exemplo, tá? Porque eu recebo muitos desse tipo. 'Você está bem mais magra, continue o que estiver fazendo'. Ou seja: não importa o que você está fazendo, importa que você está emagrecendo. E que emagrecer é algo maravilhoso e que todo mundo deve desejar. Vocês já pensaram se eu tivesse um transtorno alimentar? Se eu estivesse vomitando tudo que eu como? Se eu estivesse deixando de comer?", prosseguiu.

"Se eu tivesse voltando a tomar todas as porcarias para emagrecer que eu tomei por anos quando eu era mais jovem? Esse comentário teria sido um grande estímulo para que eu continuasse destruindo a minha saúde em prol do emagrecimento. Esse comentário não é um fato isolado, ele é só um reflexo de uma mentalidade coletiva que a gente precisa repensar. A magreza, sim, é tão romantizada, glamourizada que a mesma galera que ataca pessoas gordas dizendo que é pela saúde celebra uma gastroenterite porque: ai, pelo menos emagrece. Nem todo mundo tem como objetivo de vida emagrecer. E mesmo quem tem não deve ser incentivado a fazer isso a qualquer custo. Resumo: não comente o corpo das pessoas", concluiu.

Mariana Xavier é conhecida por ser ativista contra a gordofobia. Por conta disso, ela decidiu rebater alguns elogios no qual, na visão dela, podem prejudicar as pessoas que lutam contra a balança.

Confira o vídeo abaixo:

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado