Será?

Bolsonaro em 2026? PL monta estratégia e quer ex-presidente na disputa

Partido quer tentar ver Bolsonaro concorrendo em 2026


Bolsonaro em foto
Bolsonaro pode concorrer em 2026? - Foto: Reprodução/Internet

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, anunciou nesta quarta-feira (30) que o partido entrará com uma “ação internacional” contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos.

Em entrevista ao programa Bastidores CNN da CNN Brasil, Costa Neto disse que a ação será protocolada na Organização dos Estados Americanos (OEA) e que será discutida em uma reunião entre ele e o advogado eleitoral do PL, Marcelo Bessa, na quinta-feira (31).

Lua estará 'coladinha' com a Terra nesta quarta-feira

Queridinho de Silvana, ex-namorado toma partido em briga de Larissa Manoela com a mãe

“Nosso processo do TSE –que ele [Bolsonaro] foi julgado inelegível– vai para o Supremo ainda e vai ser julgado daqui a 2, 3 anos. Tem muito tempo ainda para correr. Não tenha dúvida”, disse Costa Neto.

PL tenta salvar Bolsonaro

A decisão do TSE foi tomada por maioria de votos, em junho de 2023. Os ministros entenderam que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao promover uma reunião com embaixadores estrangeiros em julho de 2022, na qual atacou o sistema eleitoral brasileiro.

Costa Neto afirmou que o partido não concorda com a decisão do TSE e que acredita que ela é “uma afronta à democracia”. “Nós entendemos que a decisão do TSE é uma afronta à democracia, porque o presidente Bolsonaro não cometeu nenhum crime. Ele apenas exerceu o direito de expressão”, disse Costa Neto.

A ação internacional do PL será uma tentativa do partido de questionar a decisão do TSE e de buscar apoio internacional para a candidatura de Bolsonaro nas eleições de 2026.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado