Indígena

Presidente da Funai se oferece para vaga no STF

Ela deixou claro que se sente pronta para o cargo


Joenia Wapichana, que quer o STF, em foto
Ela quer ser ministra do STF - Foto: Reprodução/Internet
Por Redação NT

Publicado em 28/08/2023 às 09:16,
atualizado em 28/08/2023 às 09:26

Joenia Wapichana, primeira mulher indígena a ocupar o cargo de presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), se colocou como possível candidata à vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

Em entrevista à Folha, Wapichana afirmou que sua candidatura seria uma forma de dar voz aos povos indígenas no Supremo. "A população indígena é a mais vulnerável do Brasil e precisa de uma representação no mais alto tribunal do país", disse.

Vídeo: Mulheres visitam o mesmo preso em penitenciária e saem no tapa

+Terra e Paixão: Além de Caio e Jonatas, Agatha tem mais um filho; entenda

Ela é formada em direito pela Universidade de Roraima e tem mestrado em direito internacional pela Universidade do Arizona, é um nome defendido por representantes da população indígena. O coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima, Edinho Batista Makuxi, disse que a candidatura de Wapichana seria "um marco histórico".

Lula vai escolher ministro do STF

A decisão final sobre a candidatura de Wapichana caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula já indicou ao STF o seu ex-advogado Cristiano Zanin, que vem sendo massacrado por parte da esquerda e foi alvo de críticas até da primeira-dama, Janja da Silva (PT).

Weber deverá deixar o Supremo em outubro e Lula tem dito a aliados que não tem nenhum compromisso em nomear uma mulher para assumir a vaga. Mesmo assim, o presidente vem sendo pressionado, inclusive pela própria esposa, sobre a importância da representativa. Grupos políticos já se manifestaram em favor de uma mulher e negra para o cargo. Até o momento ele não se manifestou publicamente sobre a escolha.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado