Lançamento

HBO fará série documental sobre tragédia que matou famosa atriz nos anos 80

Yara Amaral morreu no naufrágio do Bateau Mouche IV, tragédia que ainda envolve perguntas


Yara Amaral
Yara Amaral morreu aos 52 anos; ela sofreu um ataque cardíaco durante o naufrágio do Bateu Mouche IV, no Réveillon de 1989 - Foto: Reprodução

A HBO está produzindo para a plataforma de streaming Max uma série documental sobre o Naufrágio do Bateau Mouche IV, que matou a atriz Yara Amaral (1936-1988). A embarcação naufragou na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro de 1988, e culminou na morte de 55 pessoas.

A direção caberá a Tatiana Issa e Guto Barra, mesmos responsáveis por Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez, outra série documental que teve grande repercussão em 2022. Essa atração relembrou a morte de outra atriz, também famosa pelo trabalho na TV, em 1992.

+ Peladão, aplausos caninos e menção a brasileira: 5 momentos do Oscar 2024

O anúncio foi feito pela coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo. No Instagram, Tatiana Issa comentou o novo projeto da HBO: “Seguimos com o mesmo olhar respeitoso com as vítimas e sobreviventes, uma pesquisa cuidadosa, baseada nos autos do processo”.

“Uma série difícil e muito dura de fazer, com inúmeros desafios, mas que pretende elucidar tudo que poderia ter sido evitado para que tristes e terríveis tragédias como essa, e todos os descasos jurídicos que se seguiram, nunca mais se repitam. Uma série importante e necessária”, pontuou a diretora.

Relembre o caso do Bateau Mouche IV

O caso do Bateau Mouche foi parar na Justiça. Em maio de 1993, os sócios majoritários da empresa responsável pela embarcação foram condenados a regime semiaberto, por homicídio culposo, formação de quadrilha e sonegação fiscal. No ano seguinte, no entanto, eles fugiram para a Espanha.

O luxuoso tour náutico consistia em ver, do mar, a queima de fogos na praia de Copacabana, com ceia e música ao vivo. Especula-se que havia 142 passageiros na embarcação com capacidade para 62 pessoas.

HBO fará série documental sobre tragédia que matou famosa atriz nos anos 80

No Réveillon de 1989, a tragédia causou comoção ainda maior por estar, entre as vítimas, a atriz Yara Amaral. Ela havia acabado de interpretar a vilã Joana Flores em Fera Radical (1988), que saiu do ar um mês antes, e tinha no currículo títulos como Dancin’ Days (1978) e Guerra dos Sexos (1983).

35 anos sem Yara Amaral, ícone da TV que morreu de forma trágica

Além da artista, o naufrágio culminou na morte de outras 54 pessoas – incluindo a mãe dela, Elisa Gomes, que também estava a bordo. A atriz não sabia nadar e, em pânico, sofreu uma parada cardíaca. Ela deixou dois filhos, João Mário e Bernardo, com 13 e 15 anos na época.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado