De novelas

Nomes queridinhos de Manoel Carlos mantêm hegemonia nas maternidades; veja lista

Helena e Miguel lideram os rankings dos mais populares


Manoel Carlos de roupa preta, sem sorrir, segurando bengala
Manoel Carlos começou com tradição das Helenas em 1981 - João Miguel Júnior/TV Globo

A última novela de Manoel Carlos foi Viver a Vida (2015), mas o autor continua sendo um verdadeiro influenciador nas maternidades e nos cartórios. Isso porque Helena e Miguel, dois dos nomes que sempre marcam presença nas tramas do autor, continuam liderando os rankings dos nomes mais populares do país.

Miguel, nome do personagem de Tony Ramos em Laços de Família (2000), por exemplo, já aparece na primeira posição da listagem há 12 anos. Enquanto isso, Helena, nome das protagonistas de diversos folhetins do novelista, como Mulheres Apaixonadas (2003) e Páginas da Vida (2006), ocupa o lugar mais alto do pódio desde 2018.

O BabyCenter Brasil utilizou informações de 294 mil bebês nascidos em 2022 e cadastrados na plataforma digital para montar o ranking de nomes mais comuns deste ano. Entre as novidades, estão Maria Alice, Rebeca e Diana, que foram mais requisitados que em anos anteriores.

Em ordem decrescente, esses foram os nomes mais escolhidos para meninas: Helena, Alice, Laura, Maria Alice, Sophia, Manuela, Maitê, Liz, Cecília e Isabella. Já se tratando de meninos, foram: Miguel, Arthur, Gael, Théo, Heitor, Ravi, Davi, Bernardo, Noah e Gabriel.

Manoel Carlos revelou motivo de suas protagonistas se chamarem Helena

Manoel Carlos de óculos falando e gesticulando
Estevam Avellar/TV Globo

Em 2020, durante participação no Conversa com Bial, Manoel Carlos revelou porque decidiu dar o nome de Helena as suas protagonistas, tradição que começou com a personagem de Lílian Lemmertz em Baila Comigo (1981) e se repetiu por outras oito tramas.

O novelista contou que se inspirou em Helena de Troia, uma das figuras mais conhecidas da mitologia grega, filha do deus Zeus e da mortal Leda, que era considerada a mulher mais bela do mundo.

"Curiosamente, tive duas filhas mulheres e nenhuma delas se chama Helena", acrescentou ele, negando também que tenha tido alguma namorada ou parente querida que se chamava assim.

Sobre traços em comum entre suas Helenas, ele destacou: "A Helena é generosa, apaixonada por qualquer coisa, inclusive, por qualquer homem, é despojada, boa mãe e exemplo. Acho que essa mistura agradou a família".

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado