Último capítulo

Final de Por Amor: Quem telefonou para Eduarda foi Laura? Manoel Carlos respondeu

Audiência no Rio de Janeiro chegou a pico de 21 pontos no Ibope


Eduarda segura o aparelho de telefone assustada e Marcelo atrás está preocupado
Eduarda recebeu uma misteriosa ligação em Por Amor. Seria de Laura? Foto: Reprodução/Gshow

Uma das últimas cenas de Por Amor, exibida nesta sexta-feira (11) na despedida da novela do Vale a Pena Ver de Novo é Eduarda (Gabriela Duarte) recebendo uma misteriosa ligação em que somente uma música de ninar é ouvida ao fundo, é um dos maiores mistérios da dramaturgia brasileira nos últimos vinte anos. Mas afinal, quem ligou para a filha de Helena (Regina Duarte) foi Laura (Viviane Pasmanter)? Quem respondeu à pergunta foi o próprio Manoel Carlos.

O autor já havia tirado esta dúvida pouco depois do fim da novela em sua primeira exibição, em 1998. Em uma entrevista para revista Contigo, Maneco foi taxativo sobre a possibilidade de Laura ser a responsável pela misteriosa ligação. "Foi ela mesmo. Quem sabe eu não vá fazer um grande retorno de Laura?", disse o autor quando questionado sobre o tema. É bem verdade que a resposta foi em tom de brincadeira e feita aos risos.

A estranha ligação deixou o público cheio de dúvidas e questionamentos em todas as exibições de Por Amor e não foi diferente desta vez. Muita gente considera, inclusive, que a sequência não faz o menor sentido e sequer deveria ter ido ao ar. Para outros, pode ter sido Laura mesmo e há até quem defenda a ideia de que a ligação foi de Branca (Susana Vieira).

Vale lembrar que a música colocada como fundo na ligação foi a mesma que Laura colocou para Eduarda ouvir numa emblemática cena da novela em que a vilã tentava provocar ciúmes na rival. Em compensação, o acidente de helicóptero que foi homenageado em Topíssima nesta quinta-feira (11), teria dado a entender que ela morreu.

Isso porque, depois do acidente não conseguiram localizar Laura, apenas Nando (Du Moscovis) que sobreviveu sem nenhuma grande sequela. Na novela, todos trataram a vilã como morta, com direito a missa e até a homenagem dos familiares e amigos.

Audiência de Por Amor

O capítulo final de Por Amor alcançou média de 18 pontos em São Paulo e bateu os 21 pontos no Rio de Janeiro. Este foi o melhor desempenho da faixa em um último capítulo desde Senhora do Destino, em 2017. Os dados são da Kantar Ibope e ainda são prévios, os consolidados serão divulgados apenas na próxima segunda-feira (14)

A média geral da novela de Manoel Carlos foi de 18 pontos na grande São Paulo, garantindo o melhor resultado do Vale a Pena Ver de Novo, ao lado de Senhora do Destino, nos últimos dez anos. A trama superou dezessete produções anteriores na faixa. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado