Imposição

Pantanal: Tadeu obriga José Leôncio a se casar com Filó

Peão diz ao pai que só oficializa relação com Zefa se o fazendeiro também subir ao altar


Marcos Palmeira como José Leôncio em cena da novela Pantanal, em exibição na Globo
Em Pantanal, José Leôncio tem grande surpresa quando Tadeu o coloca contra a parede - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 01/09/2022 às 11:10,
atualizado em 01/09/2022 às 13:03

Em Pantanal, Tadeu (José Loreto) vai impor uma condição para se casar com Zefa (Paula Barbosa). Nos próximos capítulos da novela, em exibição na Globo, o peão coloca José Leôncio (Marcos Palmeira) contra a parede. Ele propõe que o pai também suba ao altar com Filó (Dira Paes), depois de tanto tempo enrolando a cozinheira.

Nas próximas semanas de Pantanal, Zefa fica arrasada com a recusa de Tadeu em se casar com ela. O cabeça-dura ainda cisma que a namorada está interessada em Renato (Gabriel Santana), piorando o relacionamento. A decepção faz com que a moça volte a morar na fazenda Tenório (Murilo Benício), empregando-se novamente ali.

Em conversa com Juma (Alanis Guillen), Zefa vai abrir o coração: “Eu gosto demais do Tadeu, mas eu não posso aceitar ele me falar o que ele me disse”. A mulher-onça então aconselha a amiga: “Ocê devia ir lá. Conversa as coisas com ele”. A outra rebate: “E adianta falar? Aquele lá é o mais cabeça dura dos Leôncio”.

A ex-funcionária de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) então anuncia que vai retornar à casa em que trabalhava. “Eu nunca devia ter saído de lá”, constata a moça. De volta ao antigo emprego, a jovem vai enfrentar as investidas de Renato, que passa a assediá-la sexualmente, disposto a tudo para levar a empregada doméstica para a cama.

Do outro lado do Pantanal, Tadeu seguirá firme na ideia de se manter solteiro. A situação faz com que Filó tenha uma conversa séria com José Leôncio. A cozinheira acusa o companheiro de dar mal exemplo ao filho. Este, afinal, não quer assumir um compromisso porque os pais também nunca oficializaram sua união.

“Estava demoranô pra você vim botar a curpa nas minhas costas”, reage José Leôncio. “Num tô te botâno a curpa de nada... Mas ocê sabe que pra ele é Deus no céu e ocê na terra!”, comenta Filó. O fazendeiro, então, é convencido a ter uma conversa séria e definitiva com Tadeu.

Será grande a surpresa de José Leôncio quando Tadeu o coloca contra a parede. O filho do meio aceita se casar com Zefa, mas impõe uma condição: que o pai também troque alianças com Filó. É o que ele poderia ter feito desde que iniciou o processo de divórcio com Madeleine (Karine Teles), dias antes de a carioca morrer.

Tadeu se casa com Zefa em Pantanal?

imagem-texto

Vai demorar, mas José Leôncio acaba aceitando a imposição do filho. No último capítulo de Pantanal, o fazendeiro se casa com Filó, em uma cerimônia que também celebra a união entre Tadeu e Zefa. Os casais finalmente oficializam sua relação e vivem momentos felizes na fazenda.

Só que a alegria dura pouco. Nas cenas finais da novela, no dia seguinte à noite de núpcias, José Leôncio tem um ataque do coração e cai morto na sala de casa. Filó, então, encontra o corpo do marido e reage apavorada. Ela grita pelos filhos do amado, que também ficam arrasados com a morte do patriarca.

No desfecho, José Leôncio finalmente encontra o Velho do Rio (Osmar Prado). Os dois têm uma conversa emocionante, e o fazendeiro assume a identidade do homem-sucuri. Na sequência final, ele aparece zelando pelos netos – filhos de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma e de José Lucas (Irandhir Santos) e Irma (Camila Morgado) –, enquanto Filó sofre de saudade.

Todos esses acontecimentos se darão no fim de Pantanal caso o remake da Globo tenha o mesmo desenrolar da trama original. A novela assinada por Bruno Luperi é uma adaptação do texto de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar na Manchete em 1990. Até o momento, a história tem sido fiel à primeira versão.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado