Será Domênico?

Globo muda regra, libera publicidade de personagem e Dona Lurdes 'ressuscita'

A personagem de Amor de Mãe apareceu em comercial durante o break publicitário de Pantanal, na Globo


Regina Casé caracterizada como dona Lurdes em comercial veiculado nesta segunda-feira (13)
Regina Casé caracterizada como dona Lurdes em comercial veiculado nesta segunda-feira (13) - (Foto: Reprodução/YouTube)
Por Daniele Amorim

Publicado em 13/06/2022 às 22:36,
atualizado em 13/06/2022 às 22:36

Dona Lurdes, de Amor de Mãe (2021), "ressuscitou" durante alguns minutos na Globo. A protagonista vivida por Regina Casé na trama de Manuela Dias estrelou um comercial do banco BV e marcou algo que nunca aconteceu na emissora: a "volta" de uma pessoa fictícia direto para uma peça publicitária. A prática da emissora, inclusive, se contradiz com uma regra antiga. Anteriormente, o canal não permitia que as marcas usassem seus personagens para promoverem produtos ou serviços. 

A peça foi assinada pela agência DM9 e foi veiculada pela primeira vez nesta segunda-feira (13) no intervalo comercial de Pantanal. "Trazer de volta uma figura icônica que personifica tanto a alma da nação, que trabalha por seus objetivos e tem orgulho de suas conquistas, é uma maneira de criarmos [uma] conexão verdadeira e profunda entre o BV as pessoas", explicou o presidente de agência, Pipo Calazans, em entrevista ao Estado de São Paulo.

Na mesma reportagem, a gerente de produtos publicitários da Globo, Viviane Ribeiro, afirmou que há possibilidade da empresa liberar outros personagens já conhecidos pelo público para serem garotos propagandas.  "No futuro, se tivermos desafios semelhantes, com clientes de diferentes setores, existe sim a possibilidade de vermos outros personagens e histórias da Globo facilitando a conexão emocional e engajando marcas e seus consumidores", afirmou ela. 

imagem-texto

Globo, caso Tufão e o fenômeno Vivi Guedes

No auge do sucesso de Avenida Brasil (2012), Tufão (Murilo Benício) estrelou em uma peça publicitária da Vivo. O personagem, que vivia sempre no impasse de ser o último a saber dos movimentos da trama, falou sobre sua fama de "mal informado" no comercial. O vídeo acabou sendo retirado do YouTube dias depois após a empresa ser notificada pela Globo.

Na época, a emissora afirmou que: " [A Vivo] se apropriou, sem sua concordância, da imagem do personagem Tufão e do universo da novela Avenida Brasil e que, além das notificações e de ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos", disse.

A Globo, no entanto, mudou sua posição acerca da presença de personagens nas publicidades. Por exemplo, em A Dona do Pedaço (2018), a influencer digital Vivi Guedes (Paolla Oliveira) sempre protagonizava comerciais enquanto as cenas dos bastidores de seus trabalhos eram sequências no folhetim de Walcyr Carrasco.

Recentemente, Vitória Strada fez uma pequena participação como si mesma na novela Um Lugar ao Sol (2021). Ela era a garota-propaganda de um comercial de celulares, e o trabalho foi mostrado dentro da novela como sendo um projeto desenvolvido pela agência de Ilana (Mariana Lima).

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado