Concorrência

5 atrações da Globo derrotadas por Pantanal há 32 anos

Nem novela e minissérie produzidas para barrar sucesso da Manchete conseguiram tirar história de Benedito Ruy Barbosa da liderança


Cristiana Oliveira como Juma Marruá na primeira versão de Pantanal, exibida com grande sucesso na Manchete em 1990
Cristiana Oliveira virou estrela da noite para o dia ao dar vida a Juma Marruá na primeira versão de Pantanal, na Manchete - Foto: Reprodução
Por Walter Felix

Publicado em 04/04/2022 às 06:00,
atualizado em 05/04/2022 às 22:27

De volta à TV, Pantanal tem ajudado a reerguer a audiência da Globo no horário nobre desde a estreia na última segunda-feira (28). A história de Benedito Ruy Barbosa, adaptada agora pelo neto dele, Bruno Luperi, já foi algoz da emissora: em 1990, a versão original da novela foi um sucesso de audiência e desbancou diversos programas da então concorrente.

Ao contrário do que muitos pensam, Pantanal nunca venceu Rainha da Sucata (1990), novela das oito exibida na época. Mesmo nos poucos minutos em que competiram, a Globo se manteve na liderança. Acontece que, na época, a história de Sílvio de Abreu com Regina Duarte no papel principal passava longe do prestígio com a crítica alcançado pela trama pantaneira.

Reportagem do Jornal do Brasil, em maio de 1990, mais de um mês após a estreia do fenômeno da Manchete, anunciava: “Verdade seja dita: apesar do sucesso de Pantanal, a novela nunca conseguiu desbancar Rainha da Sucata. A média não ultrapassa os 28 pontos enquanto a da Globo é de 56 pontos”.

Contudo, as atrações exibidas na sequência de Rainha da Sucata penavam para fazer frente à trajetória de José Leôncio, Juma Marruá e Jove. Confira cinco delas a seguir (as informações foram obtidas no site TV Pesquisa):

Globo Repórter

5 atrações da Globo derrotadas por Pantanal há 32 anos

Logo na estreia, em 27 de março de 1990, Pantanal alcançou média de 13 pontos na Grande São Paulo, um bom índice para os padrões da Manchete na época. A novela mostraria mais força dia após dia: logo no início de abril, empatou com o Globo Repórter, abrindo uma vantagem de 29 pontos a 16, de acordo com matéria da época publicada na Folha de S. Paulo.

Os Intocáveis

5 atrações da Globo derrotadas por Pantanal há 32 anos

No fim daquele mês, a Globo comemorou seus 25 anos com o filme Os Intocáveis (1987), de Brian de Palma, exibido no Cinema Especial. O resultado da noite foi o empate: 28 pontos de média para a novela pantaneira e também para o clássico do cinema, segundo nota do Jornal do Brasil. No tempo em que competiram, entretanto, a novela fez 29 e o filme, 27.

TV Pirata

5 atrações da Globo derrotadas por Pantanal há 32 anos

Humorístico de grande sucesso nos anos 1980, a TV Pirata já rateava em 1990. Em maio daquele ano, segundo o Jornal do Brasil, a atração teve uma derrota histórica: em certo momento, chegou a ficar com 14 pontos contra 37 da Manchete, que exibia seu produto de maior sucesso. O programa acabou naquele mesmo ano, mas retornou à grade por uma temporada, em 1992.

Riacho Doce

5 atrações da Globo derrotadas por Pantanal há 32 anos

Produzida às pressas para fazer frente ao sucesso da concorrência, Riacho Doce tinha cenários paradisíacos e cenas de nudez e sexo, à moda de Pantanal. Não adiantou: Nos 40 minutos em que coincidiram, logo na estreia da trama global, foram 34 pontos para a Manchete e 29 para a Globo. Na média geral do primeiro dia, elas empataram com 29. No segundo capítulo da trama protagonizada por Vera Fischer, Pantanal fez 33 contra 25.

Araponga

5 atrações da Globo derrotadas por Pantanal há 32 anos

Enquanto Pantanal já chegava à reta final, a Globo tentava sua última cartada. Acionou o autor Dias Gomes e o galã Tarcísio Meira para apresentar Araponga, reativando a faixa de “novela das dez” com humor. Na estreia, perdeu de 27 a 31. As vitórias da Manchete se repetiram até o fim, e a aposta da rival passou batida.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado