Memórias da Telinha

Há 15 anos, SBT cortou 140 capítulos de substituta de Rebelde por baixa audiência

A Vida é um Jogo era aposta do SBT para alavancar Ibope


Quatro protagonistas da novela A Vida é um Jogo
As quatro protagonistas da novela A Vida é um Jogo - Foto: Divulgação/Televisa
Por Thiago Forato

Publicado em 26/02/2022 às 07:37,
atualizado em 26/02/2022 às 12:02

Numa crise de audiência entre 2006 e 2007, o SBT vivia períodos de grade voadora. Em um tempo que a Record se apoderava do segundo lugar de audiência, o canal de Silvio Santos tirava programas do ar sem qualquer cerimônia quando a audiência era baixa, ao contrário de hoje. Em fevereiro de 2007, embalado pelo bom desempenho de Rebelde (2004-06) no ano anterior, mas que terminou em baixa devido às constantes mudanças de horário, o SBT apostava na novela O Jogo da Vida, que mais tarde passaria a se chamar A Vida é um Jogo.

Folhetim produzido entre 2001 e 2002 pela Televisa, A Vida é um Jogo foi anunciado com toda pompa pelo SBT para a faixa das 20h30, mas durou pouco. Devido ao desempenho pífio, os 165 capítulos originais se transformaram em apenas 36.

A história girava em torno das amigas Lorena, Paulina, Daniela e Fernanda, todas com 17 anos de idade. E o cenário era o esporte mais popular do Brasil: o futebol. Fazendo parte de um time de futebol feminino, a novela não pegou. Pior do que isso, foi picotada pelo SBT.

A Vida é um Jogo foi rifada pelo SBT

Estreando em 1º de janeiro de 2007, a estreia conseguiu manter 5 pontos de média, o que Rebelde terminou pontuando devido às trocas de horário que aconteciam com frequência. Naquela época, o SBT promoveu outras estreias importantes como o Chaves em Desenho Animado e o Jornal da Massa, com Ratinho, que tinha perdido seu programa original.

Às vésperas da "arrancada da vitória", a programação passou por turbulências e outras novelas como Destilando Amor também tiveram seus fins acelerados. A Vida é um Jogo chegou a flertar com o traço e a marcar anti-pico de 1 ponto no Ibope, ficando praticamente na lanterninha no ranking de emissoras.

Não deu outra: Silvio Santos ordenou que a tesoura começasse solta e acelerou o fim da novela, que começou a perder o sentido diante de tantos cortes. Como as novelas mexicanas andavam em baixa, poucos meses depois a parceria com a Televisa foi interrompida, e o SBT passaria a apostar em produtos nacionais como Revelação (2008) e Vende-se um Véu de Noiva (2009).

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado