Exclusivo

Globo estuda acabar com Malhação e colar Vale a Pena no horário das 18h

Cúpula quer fazer mudanças drásticas com o fim de Malhação


Cena de Avenida Brasil, que foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo
Globo pode mudar horário do Vale a Pena Ver de Novo - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 26/08/2021 às 10:00,
atualizado em 26/08/2021 às 11:15

A Globo de Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim está provocando uma verdadeira revolução nos bastidores. Uma delas é o possível - quase certo - cancelamento definitivo de Malhação. Sem a novelinha teen, quem passaria a fazer sala para a novela das 18h seria o Vale a Pena Ver de Novo, que historicamente marca mais Ibope na programação do canal.

Segundo apurou o NaTelinha, a dupla que está tocando o entretenimento e a dramaturgia já recebeu o estudo encomendado e dificilmente haverá caminho para reverter o final definitivo de Malhação. O diretor de programação Amauri Soares é um dos que defendem a tese de que a novelinha teen não tem mais razão para existir e, como o estudo comprova o que ele disse, é provável que o chefão de entretenimento concorde.

Duas fontes confirmaram para a reportagem que o estudo é taxativo: Malhação é cara e não agrega em audiência para a Globo. Os dados do documento mostram que a produção é refém do Vale a Pena Ver de Novo em qualquer situação, seja em temporadas de sucesso ou fracassada. Uma pessoa que leu o estudo disse que as respostas estão todas lá: Malhação nunca consegue elevar mais do que um ponto ou dois, em caso de sucesso, da reprise das tardes e, em caso de fracasso, até faz a Globo perde Ibope. É uma conta que não fecha em custo-benefício.

A grande dúvida de Waddington, no entanto, se deve ao fato de que, historicamente, Malhação tem uma função artística importante: revelar novos rostos para a dramaturgia da casa e dar envergadura para atores e atrizes em começo de carreira. Mas José Luiz Villamarim já resolveu este problema. Ele quer, a partir de agora, usar iniciantes em projetos voltados para o Globoplay, seja em séries teen ou não. É uma saída mais barata e que traria, em tese, o mesmo resultado artístico.

Malhação e o medo de Ricardo Waddington

Globo estuda acabar com Malhação e colar Vale a Pena no horário das 18h

Ricardo Waddington não é exatamente apegado a projetos tradicionais, não à toa foi um dos responsáveis pelo fim do Domingão do Faustão. Mas no caso de Malhação, ele está com medo e por um motivo muito simples: não quer ter em seu currículo o fato de que foi ele quem acabou com uma produção vitoriosa de quase 30 anos na dramaturgia brasileira.

Essa é a resistência que falta ser quebrada para o final definitivo de Malhação. Pessoas ligadas ao setor confirmam que Villamarim já está convencido de que acabar com a novelinha teen é o ideal e deixar produções assim para o streaming. Ele quer focar todas as suas forças em revolucionar as três faixas de novela e investir pesado no retorno das minisséries para os próximos dois anos.

Vale a Pena Ver de novo é a ponte

O estudo encomendado pelo setor de dramaturgia da Globo também antevê a mudança. Se o Vale a Pena Ver de Novo começar meia hora depois para entregar diretamente para a faixa das 18h, o ganho deverá ser imenso. Os dados mostram que o público do Vale a Pena é idêntico ao da novela das 18h, mas o de Malhação tem certa variação, o que significa que há - embora pequena - quebra de telespectadores.

Sem isso, a expectativa é de que o Vale a Pena cresça indo ao ar um pouco mais tarde - algo em torno de até dois pontos - e que a novela das 18h recebendo em alta, possa também crescer. O estudo induz que há vários fatores para os resultados saírem, mas há indicativos interessantes de que, uma novela bem aceita na faixa de reprises somada a uma trama sem rejeição às seis, pode representar um aumento de até cinco pontos. Não é pouca coisa.

As mudanças vem aí

Globo estuda acabar com Malhação e colar Vale a Pena no horário das 18h

O senso de urgência para as mudanças é grande, segundo uma fonte confirmou. O desempenho de Nos Tempos do Imperador preocupa, mas a cúpula da Globo entende que não há uma solução enquanto Malhação continuar entregar com 15 pontos. Por isso, existe uma vertente nos corredores da dramaturgia que defendem uma mudança imediata, já após o final de Ti Ti ti.

Como Malhação Sonhos está longe de terminar, há quem defenda a inversão quando a nova reprise do Vale a Pena Ver de Novo for escolhida, entre setembro e outubro, já como uma espécie de teste para os novos horários. E, a partir de fevereiro, quando a reprise da novelinha teen chega ao final, a própria programação da Globo absorva o restante das mudanças.

O que o Vídeo Show tem a ver com isso?

Globo estuda acabar com Malhação e colar Vale a Pena no horário das 18h

Outro estudo encomendado pela Globo mostra que a marca Vídeo Show tem força e, como já foi ventilado por aí, o programa tem chance real de retornar ao ar nos próximos meses. Ricardo Waddington defende que ele seja a mola propulsora de todas as mudanças e a solução para o buraco em que se encontraria a programação no caso do final de Malhação.

A ideia deste momento é manter o jornalismo do mesmo jeito que está atualmente com o tamanho atual do Jornal Hoje e encaixar os 30 minutos do Vídeo Show no buraco de Malhação. Ainda existe a dúvida se o programa deve retornar logo após o jornalístico ou depois da Sessão da Tarde, servindo como uma espécie de sala de estar para o Vale a Pena Ver de Novo. Novos estudos deverão ser feitos nos próximos dias.

Procurada, a Globo disse que a informação não procede.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado