Tesoura

Império perde mais de 30% dos capítulos originais em duas semanas de reprise

Capítulo 12 da edição especial, exibido no sábado (24), corresponde aos episódios 18 e 19 originais


Alexandre Nero como o Comendador da novela Império, em reprise na Globo
Trajetória do Comendador vivido por Alexandre Nero deve ser reduzida em edição especial de Império - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 25/04/2021 às 16:30,
atualizado em 25/04/2021 às 17:12

Império vem sofrendo cortes desde que voltou ao ar na Globo, há duas semanas. A edição especial da novela de Aguinaldo Silva chegou nesse sábado (24) ao capítulo 12, cujos acontecimentos correspondem aos episódios 18 e 19 da exibição original. Este último já marcava o início da quarta semana da trama, exibida pela primeira vez entre 2014 e 2015.

Um levantamento feito pelo NaTelinha mostrou que, ao condensar os 952 minutos dos 19 primeiros capítulos de Império em 659 minutos dos 12 capítulos iniciais da reapresentação, a emissora deixou de fora cerca de 31%. A reprise também tem ido ao ar com episódios mais longos, que chegam a ultrapassar uma hora de duração.

Para se ter uma ideia de como os cortes estão funcionando, o capítulo 12 da reprise condensou a íntegra de dois capítulos originais: desde o espancamento de José Pedro (Daniel Rocha) em uma festa na favela até a oferta de dinheiro feita por Maria Marta (Lília Cabral) a Cristina (Leandra Leal). As duas sequências correspondem ao início do capítulos 18 e ao fim do 19.

Cortes em Império devem diminuir nas próximas semanas, de acordo com resumo divulgado pela Globo

Império perde mais de 30% dos capítulos originais em duas semanas de reprise

Alguns fatores podem explicar os cortes na trajetória de José Alfredo (Alexandre Nero). Com 203 capítulos, Império é a mais longa das três escolhidas para reprise no horário nobre durante a pandemia: Fina Estampa teve 185 originais e A Força do Querer, 172. Também editadas, ambas perderam capítulos na edição especial, chegando ao fim, respectivamente, com 155 e 149.

Em audiência, a novela do Comendador tem ficado aquém do esperado. Os números nas duas primeiras semanas se assemelham ao início de A Força do Querer no segundo semestre do ano passado: oscilando entre 24 e 32 pontos, segundo a Kantar Ibope. No mesmo período, Fina Estampa é a campeã, com média de 34.

Em alguns dias, como na última terça-feira (28), Império fica atrás do BBB21, que está na reta final. Nas próximas semanas, com o fim do reality show, um fenômeno de público, marcado para o dia 4 de maio, os números da novela também tendem a cair.

Entretanto, parece que a tesoura vai diminuir seu ritmo mais adiante. O resumo do capítulo 24, já disponibilizado pela Globo, corresponde ao episódio 32 original, indicando um freio na velocidade dos cortes. A expectativa é de que a atual reprise chegue ao fim ainda neste ano para dar lugar à inédita Um Lugar ao Sol, de Lícia Manzo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado