Aplausos eternos

O Salvador da Pátria: Confira os atores da novela que já morreram

De volta ao Canal Viva, relembre atuações memoráveis de artistas do folhetim já falecidos


Lutero Luiz, José Wilker e Flavio Migliaccio na época de O Salvador da Pátria
Atores de O Salvador da Pátria deixaram saudades - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (12), O Salvador da Pátria está de volta no Canal Viva. Exibida originalmente em 1989, o folhetim de Lauro Cesar Muniz traz a história de Sassá Mutema (Lima Duarte), simplório boia-fria que é usado por poderosos políticos para interesses escusos. Considerada a terceira maior audiência das novelas das 9 da Globo, a trama oitentista tem um elenco estelar.

Além de Lima Duarte, ainda aparecem na tela Maitê Proença, Betty Faria, Francisco Cuoco, Susana Vieira, Luís Gustavo, entre outro nomes, que ainda nos brindam com suas interpretações até hoje. Porém muitos atores do elenco já não estão mais vivos e deixam a saudade da sua arte da interpretação.

Com a reprise de O Salvador da Pátria o público terá a oportunidade de rever grandes nomes da telinha, como José Wilker (1944-2014), morto em 2014, aos 69 anos, vítima de um infarto fulminante.

O intérprete de João Matos, na trama de Lauro Cezar Muniz, dormia na casa de sua mulher, Claudia Montenegro, em Ipanema, zona sul do Rio, quando teve um ataque cardíaco. Confira outros atores que fizeram O Salvador da Pátria e que já morreram.

Lutero Luiz (1931-1990)

O Salvador da Pátria: Confira os atores da novela que já morreramLutero Luiz ao lado de Lima Duarte em O Salvador da Pátria - Foto: Reprodução

O gaúcho Lutero Luiz interpretou o matudo Bodão, melhor amigo de Sassá Mutema, principalmente na sala de aula da professorinha Clotilde (Maitê Proença). O Salvador da Pátria foi a penúltima novela que o ator participou, já que ele morreu em 1990, vítima de câncer no fígado.

Na ocasião, Lutero estava no ar na novela O Sexo dos Anjos quando faleceu. A autora Ivani Ribeiro teve que inventar uma viagem para seu personagem, o Bastião, depois que ele ganhou na loteria.

Thales Pan Chacon (1956-1997)

O Salvador da Pátria: Confira os atores da novela que já morreram

Aos 40 anos, Thales Pan Chacon morreu vítima de complicações da AIDS, em 1997. Apesar da sua rápida passagem pela televisão, Thales deixou muita gente impressionada com seu talento e beleza.

Ao todo foram seis novelas, quatro minisséries, além das séries, peças de teatro e filmes em que o ator paulistano participou. Em O Salvador da Pátria, Thales interpretou o advogado Cássio, que tenta defender Sassá Mutema das acusações que recaem sobre ele.

Flávio Migliaccio (1934-2020)

O Salvador da Pátria: Confira os atores da novela que já morreram

Flávio Migliaccio tinha 85 anos quando foi encontrado morto na manhã do dia 4 de maio de 2020, em Rio Bonito, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O ator estava em seu sítio na Serra do Sambê, que mantinha desde a década de 1970, local onde deixou uma carta para os familiares.

A última participação do artista na TV foi na novela Órfãos da Terra, como Mamede Adud. Já em O Salvador da Pátria, Flávio interpretou Nilo Assunção, presidente do sindicato rural de Ouro Verde.

Mário Lago (1911 - 2002)

O Salvador da Pátria: Confira os atores da novela que já morreramMario Lago contracenando com Maite Proença em O Salvador da Pátria - Foto: Reprodução

Grande referência de interpretação no cinema, televisão e teatro, Mario Lago morreu em 2002, aos 90 anos, de enfisema pulmonar. O ator faleceu em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O velório foi realizado no palco do Teatro João Caetano, lugar em que viveu momentos de seu ofício de ator.

Atualmente, o corpo de Mário encontra-se enterrado no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Na novela de Lauro Cezar Muniz viveu Quinzote, um senhor falido, mas muito simpático.

Cecil Thiré (1943-2020)

O Salvador da Pátria: Confira os atores da novela que já morreramCecil em cena com Lima Duarte e Mauricio Mattar em O Salvador da Pátria - Foto: Reprodução

Cecil Thiré faleceu em outubro de 2020, aos 77 anos, enquanto dormia em sua casa no Humaitá, Rio de Janeiro. Ele enfrentava a doença de Parkinson há alguns anos e não atuava na televisão desde o fim de Máscaras (2012), na Record.

Filho da atriz Tônia Carrero, o artista dirigiu obras no teatro e no cinema, além de ter papéis marcantes na TV, como Mário Liberato em Roda de Fogo (1987). Em O Salvador da Pátria atuou ao lado de Lucinha Lins, vivendo o médico boa-praça Lauro.

Outros atores que deixaram sua marca registrada em O Salvador da Patria e que também faleceram: João Carlos Barroso (1950-2019), Norma Geraldy (1907-2003), Tony Vermont (1947-2002), Luiz Armando Queiroz (1945-1999), Benjamin Cattan (1925-1944) e Ivan Cândido (1931-2016).

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado