Coincidências

De TOC a dobradinha de casal: O que Salve-se Quem Puder e Haja Coração têm em comum

Daniel Ortiz aposta na comédia e na reciclagem de tramas nos dois folhetins


Marcos Pitombo e Sabrina Petraglia como Felipe e Shrilei, abraçados
Marcos Pitombo e Sabrina Petraglia fazem par romântico em Haja Coração e Salve-se Quem Puder - Reprodução/TV Globorepete o casal em Salve-se

Em janeiro deste ano estreava Salve-se Quem Puder, novela exibida no horário das sete. Escrita por Daniel Ortiz, a trama permaneceu no ar até março, quando teve a produção paralisada por causa da pandemia do novo coronavírus. Em seu lugar, a Globo decidiu reapresentar uma versão compacta de Totalmente Demais (2016), da dupla Rosane Svartman e Paulo Halm. Atualmente, a reprise de Haja Coração (2016) ocupa o mesmo horário. 

Escrita também por Daniel Ortiz, a produção é um remake de outro sucesso da emissora, Sassaricando (1988), de Sílvio de Abreu, e que coincidentemente faz parte da grade do canal a cabo Viva, da Globosat. 

Comparando as duas produções do promissor autor, a que está no ar em edição especial e a que retorna em 2021 para seu desfecho, nota-se semelhanças e que vão além da dobradinha formada pelos atores Marcos Pitombo e Sabrina Petraglia, que viveram Felipe e Shirlei, em Haja Coração, Micaela e Bruno, em Salve-se Quem Puder. Confira!

Complexo gastronômico

De TOC a dobradinha de casal: O que Salve-se Quem Puder e Haja Coração têm em comum

Em Sassaricando, o patrimônio que pertencia à família Abdala era uma grande fábrica de tecidos. No remake da novela, ele se transformou no complexo gastronômico Grand Bazzar.

Já em Salve-se Quem Puder, Daniel Ortiz reviveu a ideia do complexo gastronômico através do Empório Delícia, que pertence à Helena Santamarina, personagem vivida por Flávia Alessandra.

Nova família 

De TOC a dobradinha de casal: O que Salve-se Quem Puder e Haja Coração têm em comum

Em Haja Coração, Guido Di Marino (Werner Schünemann) desapareceu sem deixar rastro depois de se envolver com mafiosos, enquanto sua família acredita que ele possa estar morto, quando, na verdade, assumiu uma nova identidade, se casou novamente e tem dois enteados. 

A trama poderia ser facilmente comparada com a de Helena, que abandonou Mário (Murilo Rosa) com a filha ainda criança, Luna (Juliana Paiva), no México, foi dada como morta quando, na verdade, se mudou para o Brasil, casou-se com o empresário Hugo Santamarina (Leopoldo Pacheco) e se tornou madrasta de Téo (Felipe Simas) e Micaela, em Salve-se Quem Puder.

Três amigas maluquinhas 

De TOC a dobradinha de casal: O que Salve-se Quem Puder e Haja Coração têm em comum

Rebeca (Malu Mader), Penélope (Carolina Ferraz) e Leonora (Ellen Roche), são três mulheres que se conhecem por um acaso, em um SPA, têm suas vidas entrelaçadas e se tornam amigas inseparáveis.

Pegando carona em Haja Coração. o autor trouxe para Salve-se Quem Puder três protagonistas também maluquinhas, formadas por Luna, Alexia (Débora Secco) e Kyra (Vitória Strada). Apesar de os objetivos que as uniram ser bem diferente do remake de Sassaricando, elas também se tornam amigas inseparáveis e vivem tendo que fugir de situações inusitadas.

Viúvo com três filhos 

De TOC a dobradinha de casal: O que Salve-se Quem Puder e Haja Coração têm em comum

Na trama que volta ao ar em 2021, Alan (Thiago Fragoso) é um advogado que enviuvou muito cedo, ficando com três filhos para cuidar, um já adolescente e duas crianças.

A trama dele poderia ser comparada a de Afonso (Mario Hermeto), de Haja Coração, se não fosse por pequenos detalhes. Assim como o primo de Alexia,  o pai da Carol (Bruna Griphao) também perdeu a esposa e, além da adolescente, tem mais um casal de filhos. A exceção é que ele se entregou ao álcool e morreu, deixando os três órfãos. 

Publicitário com TOC 

De TOC a dobradinha de casal: O que Salve-se Quem Puder e Haja Coração têm em comum

Em Salve-se Quem Puder, Bruno Ferrari interpreta o publicitário Raphael, noivo de Kyra, que surta depois que a moça é dada como morta no furacão que atingiu a cidade do México. A partir daí, ele volta a sofrer com sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo, e passa a torturar seus funcionários da agência com mania de limpeza a fim de evitar contágio por causa de alguma doença. 

O personagem lembra o Rodrigo (Paulo Tiefenthaler) de Haja Coração. Dono da Peripécia, ele foi abandonado pela mulher e com o trauma adquiriu TOC. De volta ao Brasil, o empresário tem mania de limpeza e de organização. 

Assalto com refém e queda em buraco 

De TOC a dobradinha de casal: O que Salve-se Quem Puder e Haja Coração têm em comum

Em Haja Coração, Tancinha (Mariana Ximenes) e Beto (João Baldasserini) sofrem um assalto seguido de sequestro relâmpago, são amarrados e abandonados no meio de um matagal e acabam caindo em um buraco, onde passam a noite juntas e quase se beijam. 

A cena foi revivida por Alan e Kyra em Salve-se Quem Puder. O advogado e a babá dos seus filhos viajam para o Rio de Janeiro, ele para ir ao coquetel de lançamento da novela em que sua prima está atuando, e ela para tomar conta dos filhos do patrão. Só que o jovem viúvo esquece a carteira, ela vai ao seu encontro para entregar, os dois são rendidos por assaltantes e o resto o telespectador já sabe. 

Acidente, passeio de helicóptero e mico em show 

De TOC a dobradinha de casal: O que Salve-se Quem Puder e Haja Coração têm em comum

Além do que já foi dito, as duas novelas têm outras coincidências. Uma delas foi o mico pago por Tancinha durante o show da Claudia Raia. Emocinada em estar perto de seu ídolo, a feirante não parava de falar alto durante o espetáculo, no teatro. 

Logo nos primeiros capítulos de Salve-se Quem Puder, Kyra foi com Raphael assistir a peça de Alexia e também passou vexame se esquecendo de desligar o celular. Foi a primeira vez que as duas se viram e se odiaram.  Em Haja Coração, Tamara (Cleo Pires) foi responsável por causa um acidente com outo piloto, que foi parar em uma cadeira de rodas e está em reabilitação assim como Téo, que foi surpreendido pelo furacão no México e e ficou com temporariamente com problema de locomoção.

Por fim, Beto leva Tancinha para conhecer o Rio de Janeiro e proporciona à mocinha de Haja Coração um passeio panorâmico pela cidade maravilhosa, de helicóptero. O mesmo fez Téo com Luna/Fiona, em Salve-se Quem Puder. 

Fique por dentro dos próximos capítulos de Haja Coração e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.     

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado