Luto

Morre o cineasta Roberto Farias, irmão do ator Reginaldo Faria


robertofarias-cineasta_acd44bc7736894285bc1f8fd2744cedc185ee0c6.jpeg
Divulgação

Morreu na manhã desta segunda-feira (14), o cineasta e diretor Roberto Farias, em decorrência de complicações de um câncer.

Irmão do ator Reginaldo Faria, Roberto tinha 86 anos e deixa a esposa Ruth e quatro filhos: Maurício, Mauro, Lui e Marisa Farias. Ainda não há informações sobre velório nem sepultamento.

Nascido em 27 de março de 1932 em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, Roberto Farias dedicou grande parte de sua vida à sétima arte, onde atuou como roteirista, diretor e produtor. Começou a carreira no cinema na década de 1950 como assistente de direção da Atlântida e em algumas produções de Watson Macedo.

Produziu e dirigiu filmes de sucesso, entre eles clássicos como “Toda nudez será castigada”, “Para frente, Brasil” e “O assalto ao trem pagador”, considerado um dos mais importantes do cinema nacional. Dirigiu também longas estrelados pelos Trapalhões e por Roberto Carlos, como “Roberto Carlos em ritmo de aventura”, “Roberto Carlos e o diamante cor de rosa” e “Os trapalhões e o auto da compadecida”.

Fundou em 1965 a Difilm, uma bem-sucedida experiência na produção de filmes nacionais. Foi o primeiro cineasta a dirigir a Embrafilme, onde ficou de 1974 a 1979; foi três vezes diretor e duas vezes presidente do Conselho Nacional de Cinema (Concine); presidente do Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica; presidente do júri do Festival de Cinema do Rio e do Festival de Gramado. E atualmente era diretor da Academia Brasileira de Cinema, entidade da qual ele foi um dos fundadores e dirigiu nos últimos onze anos.

Na Globo, dirigiu as minisséries "As Noivas de Copacabana", "Contos de Verão", "Memorial de Maria Moura" e "Decadência", além de episódios de "Quarta Nobre" e do programa "Você Decide".

Atualmente Roberto Farias prestava consultoria para a Globo Filmes.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado