Conversa com Bial

"Líder político tem que ter sentimento de urgência e grandeza", diz FHC a Pedro Bial

Entrevista vai ao ar no "Conversa com Bial" desta quarta


fernandohenriquecardoso-conversacombial-25042018_40f070caa6bc245d09e72f053c79d49993871a2e.jpeg
Divulgação/TV Globo

Fernando Henrique Cardoso é o convidado do "Conversa com Bial" desta quarta-feira (25), na Globo, para falar do seu novo livro e da atual situação da política brasília.

Em “Crise e Reinvenção da Política no Brasil”, o ex-presidente, com os amigos Sergio Fausto e Miguel Darcy de Oliveira, demonstra um sentimento de esperança para o momento atual do país, com expectativa de que a obra seja lida por quem faz política e por quem quer escolher seus políticos.

FHC admite que “se (o livro) pudesse influir (nas eleições), seria bom”. De acordo com sua análise, “tem 210 milhões de pessoas aqui que vão depender em larga medida do que vamos fazer nas eleições. O mundo está mudando, houve uma mudança no modo de organizar a produção que afetou todo mundo e as relações sociais. E as nossas estruturas são de outra época. Se nós não avançarmos, nós perderemos espaço na história”.

Assunto que está, há algum tempo, nos noticiários e nas conversas em todos os setores, a crise pela qual o Brasil passa é “mais geral do que brasileira”, de acordo com análise do ex-presidente. “Onde não há crise política? Onde há regime autoritário. O fato é que ela veio também vestida de outra crise, que é a da quebra da confiança dos eleitores nos eleitos, por conta da corrupção. Tivemos recessão, condução econômica desastrada, a Lava Jato. São várias crises ao mesmo tempo”, afirma.

Ao dizer que “o líder político brasileiro, hoje, tem que ter sentimento de urgência e grandeza”, o ex-presidente também ironiza aqueles que querem, a todo custo, alcançar o posto máximo da nação. “Estou vendo tanto candidato à presidência que fico até irritado. Eu queria até ser rainha da Inglaterra, então. Como é que alguém quer ser presidente por ser presidente? Que é isso?!”, diz, aos risos.

Ele também comenta sobre alguns presidenciáveis.

"Conversa com Bial" vai ao ar logo após o "Jornal da Globo".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado