Clássico

Há 30 anos estreava Ghost, campeão de audiência e de reprises na Globo

Longa com Demi Moore, Patrick Swayze e Whoopi Goldberg fez história na TV brasileira


Demi Moore, Patrick Swayze e Whoopi Goldberg estrelam Ghost: Do Outro Lado da Vida, lançado há 30 anos
Demi Moore, Patrick Swayze e Whoopi Goldberg estrelam Ghost: Do Outro Lado da Vida, sucesso na telona e na TV - Foto: Divulgação

Clássico da Sessão da TardeGhost: Do Outro Lado da Vida completa 30 anos de lançamento neste domingo (1º). Dirigido por Jerry Zucker e protagonizado por Demi Moore e Patrick Swayze (1952-2009), o drama bateu recordes na TV brasileira: é o filme mais reprisado pela Globo em toda sua história, além de ter sido campeão de audiência na primeira exibição na emissora, em 1993.

Vários fatores explicam o sucesso de Ghost. O enredo tem forte apelo popular: o casal Molly e Sam tem sua história de amor interrompida pelo assassinato do rapaz. "Do outro lado da vida", ele segue acompanhando os passos da amada, protegendo-a das investidas do homem que arquitetou sua morte. Para isso, conta com a ajuda de uma médium vigarista, Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg).

Há 30 anos, Ghost teve forte impacto cultural. A bilheteria foi um fenômeno para época: US$ 505 milhões. Só no Brasil, levou mais de 10 milhões de pessoas aos cinemas, sendo até hoje o 14º título mais vistos nas telonas por aqui. O êxito se repetiu ao longo das diversas exibições na TV.

Números de Ghost na TV também impressionam

A estreia na Globo integrou a programação de fim de ano em 1993. Na Tela Quente Especial, em 27 de dezembro, o longa alcançou média de 59 pontos na Grande São Paulo, um recorde para a época que superou até mesmo o capítulo da então novela das oito, Fera Ferida, exibido no mesmo dia.

Nos anos seguintes, Ghost passou a ser cartaz com frequência na Sessão da Tarde. Até 2018, segundo informações da Globo divulgadas à época, o filme era o recordista de reprises em sua programação, com 25 exibições até aquele ano. A apresentação mais recente do clássico foi há pouco mais de um mês, em 30 de setembro de 2020, no Corujão.

Os feitos de Ghost não param por aí. A música-tema, Unchained Melody, gravada na década de 1960 pelo grupo Righteous Brothers, tornou-se um hit 30 anos depois graças ao lançamento do filme. Tanto que foi escolhida para ser tema da vilã Isadora Venturini (Silvia Pfeifer) na novela Meu Bem Meu Mal, exibida na mesma época. No Oscar 1991, o longa foi indicado a cinco categorias e levou duas: melhor roteiro original para Bruce Joel Rubin e melhor atriz coadjuvante para Whoopi Goldberg.

Relembre as chamadas de Ghost - Do Outro Lado da Vida em sua primeira exibição na Globo, em 1993, e em reprise recente, de 2015:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado