Mudanças na TV paga

Claro e Netflix fazem acordo inédito no Brasil e incluem streaming no pacote da TV paga

Em ação inovadora, empresas ampliam parceria e garantem acesso aos filmes e séries da Netflix em todos os planos da Claro TV+


Montagem com a logo da Claro TV+ e Netflix
Claro e Netflix lançam primeiro plano de TV do Brasil com o streaming incluído na Claro tv+ - Foto: Montagem/NaTelinha

A Claro, empresa que ocupa a primeira posição no mercado de TV por assinatura no país, e a Netflix, uma das principais plataformas de streaming do mundo, ampliam a parceria para redefinir o conceito de “TV paga” no Brasil. A partir desta terça-feira (16), todos os planos da Claro TV+ incluem uma assinatura Netflix, em uma iniciativa pioneira. A operadora já tinha um acordo similar com o Globoplay.

Com isso, a Claro TV+ integra em uma só plataforma mais de 120 canais (todos os canais da TV por assinatura), 95 mil conteúdos on demand para assistir a qualquer momento e todo o acervo da Netflix, com milhares de séries, como Stranger Things, Wandinha e Round Six. O serviço está disponível por R$109,90 na modalidade box Claro TV+.

Globo prepara mudanças radicais e Ana Paula Araújo é cotada para o Globo Repórter

A saída de Aguera da Band: CEO foi responsável por pagar dívida de R$ 135 milhões à Globo

“A parceria com a Netflix é uma inovação no nosso mercado e tangibiliza a nossa estratégia de melhorar a experiência do cliente, agregando os principais conteúdos do mercado em uma plataforma única que integra os canais de TV, streamings e video on demand com uma série de vantagens aos nossos clientes. Assim, a Claro TV+ reforça seu posicionamento de ser um hub de conteúdo que vai além das fronteiras tradicionais da TV por assinatura”, diz Ricardo Falcão, diretor da Claro TV+, em comunicado enviado à imprensa.  

A Claro TV+ disponibiliza os planos para todos os seus clientes e novos assinantes. Quem já possui uma assinatura Netflix pode migrar a conta de forma simples e rápida. Basta acessar o aplicativo da Netflix pela Claro TV+, usando o controle remoto, e inserir seu e-mail e senha já cadastrados na plataforma da Netflix, para que a ativação seja realizada – com esse procedimento, a Netflix deixa de ser cobrada separadamente no cartão de crédito e passa a integrar a mesma fatura da Claro TV+.

Thiago Moreira, vice-presidente de Parcerias e Desenvolvimento de Negócios da Netflix na América Latina, destaca a importância do acordo com a Claro: “A Netflix tem como missão criar grandes histórias e oferecer maior poder de escolha e controle para as pessoas em todos os lugares. E, ao perseguir esse objetivo, por meio dessa parceria com a Claro, estamos facilitando ainda mais o acesso dos consumidores no Brasil a filmes e séries do mundo inteiro.”

Claro buscar reinventar o mercado de TV paga

Desde 2019, a Claro e a Netflix mantêm uma parceria que acompanha as transformações no mercado e no consumo de conteúdo, cada vez mais digitais e flexíveis. Em 2022, a Claro lançou a Claro TV+, plataforma de TV que integra o melhor da TV e do streaming em um só lugar, com a opção de contratação por app, box ou  no cabo.  Uma tentativa da operadora de estancar a queda de assinaturas no modelo tradicional do negócio.

Para satisfazer a uma demanda crescente de entretenimento, a operadora estabeleceu parcerias e ampliou os acordos já existentes com os principais players do mercado, como é o caso da Netflix. Hoje, todos os planos da Claro TV+ incluem assinaturas da Netflix e Globoplay, além de acesso a diversos outros streamings disponíveis em sua plataforma, assistente de voz integrada e busca inteligente, que localiza conteúdos na tela inicial.

“Existe uma transformação na TV por assinatura e nós entendemos esse desafio, nos adaptamos e, hoje, colhemos os frutos de um mercado que, no nosso entendimento, voltou a crescer. Com uma oferta moderna, fechamos 2023 com cerca de 1 milhão de clientes, considerando o nosso app e o box Claro TV+, que já representam mais de 70% das vendas de produtos de TV.

Ricardo Falcão, diretor da Claro TV

Receba as notícias mais quentes do momento direto no seu WhatsApp!

Acesse

Claro e a nova TV paga

A Claro TV está revisando seu modelo de negócio na TV por assinatura e tem conseguido aumentar o número de assinantes com um aplicativo de streaming e sua caixa box. Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, em dezembro, Alessandro Maluf, diretor de produto vídeo da Claro, revelou que o serviço se tornou carro-chefe e já se aproxima de 20% do total da base, afasta o pessimismo do mercado e diz que o payTV está em evolução.

“Eu faço um balanço positivo (de 2023) e otimista. Acho que o mercado acaba dando uma conotação negativa para uma palavra chamada TV por assinatura. A gente tem que ressignificar o que é essa TV por assinatura”, destacou Maluf.

O diretor esclarece que a base de assinantes da TV paga que costuma ser referência no mercado é a regulada pela Anatel, que são os SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), onde as operadoras prestam contas há cerca de 30 anos. “Só que o mundo mudou. Eu vou te fazer uma pergunta: ‘quando você compra a Netflix não é uma TV? Você não está assistindo TV? É uma assinatura. Essa é a nova TV para assinatura”, acrescentou o diretor ao NaTelinha.

De acordo com o último relatório da Anatel, referente ao mês de outubro de 2023, o Brasil possui 12,1 milhões de assinantes de TV paga, dos quais 1,3 milhão eram de acessos livres via satélite. A Claro ocupa a primeira posição no mercado com 5,49 milhões de assinaturas, seguida pela Sky, com 3,4 milhões de clientes. A Oi TV fica em terceiro lugar com 1,8 milhão de assinantes e a Vivo TV em quarto, com 853,5 mil.

“Nossos serviços de canais lineares, os canais que estão há 30 anos no mercado, também modernizaram a entrega. Nós oferecemos todos esses canais por streaming, em um aplicativo. E isso também é uma TV por assinatura, só que tudo que nós vendemos de aplicativo ou até mesmo na nossa caixinha streaming, que é o Claro box, não está oficializado dentro da Anatel. Então, na hora que se olha com os números, a base está caindo. Não está caindo dessa forma, neste índice. O mercado está em uma substituição tecnológica”.

Alessandro Maluf, diretor de produto vídeo da Claro
NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado