Exclusivo

Claro revoluciona TV paga com streaming e reverte queda de assinantes; "Substituição tecnológica", diz diretor

Ao NaTelinha, Alessandro Maluf, diretor de produto vídeo da Claro, faz uma balanço do mercado PayTV em 2023


Alessandro Maluf, diretor da Claro TV, usando terno com os braços abertos
Alessandro Maluf é diretor da Claro TV - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 18/12/2023 às 06:00,
atualizado em 18/12/2023 às 06:35

A Claro TV está revisando seu modelo de negócio na TV por assinatura e tem conseguido aumentar o número de assinantes com um aplicativo de streaming e sua caixa box. Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Alessandro Maluf, diretor de produto vídeo da Claro, revela que o serviço se tornou carro-chefe e já se aproxima de 20% do total da base, afasta o pessimismo do mercado e diz que o payTV está em evolução.

“Eu faço um balanço positivo (de 2023) e otimista. Acho que o mercado acaba dando uma conotação negativa para uma palavra chamada TV por assinatura. A gente tem que ressignificar o que é essa TV por assinatura”, destaca Maluf.

CNN Brasil baixa valores da franquia e renova contrato com matriz americana por 12 anos; presidente conta bastidores 

MSNBC chega ao Brasil e terá sede perto da Globo SP

O diretor explica que a base de assinantes da TV paga que acaba sendo referência no mercado é a regulada pela Anatel, que são os SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), onde as operadoras prestam conta há cerca de 30 anos.

“Só que o mundo mudou. Eu vou te fazer uma pergunta: ‘quando você compra a Netflix não é uma TV? Você não está assistindo TV? É uma assinatura. Essa é a nova TV para assinatura”, acrescenta Alessandro Maluf.

Segundo o último relatório da Anatel, referente ao mês de outubro de 2023, o Brasil tem 12,1 milhões de assinantes de TV paga, dos quais 1,3 milhão eram de acessos livres via satélite. A Claro lidera o mercado com 5,49 milhões de assinaturas, seguida pela Sky, com 3,4 milhões de clientes. A Oi TV ocupava o terceiro lugar com 1,8 milhão de assinantes e a Vivo TV o quarto, com 853,5 mil.

“Nossos serviços de canais lineares, os canais que estão há 30 anos no mercado, também modernizaram a entrega. Nós oferecemos todos esses canais por streaming, em um aplicativo. E isso também é uma TV por assinatura, só que tudo que nós vendemos de aplicativo ou até mesmo na nossa caixinha streaming, que é o Claro box, não está oficializado dentro da Anatel. Então, na hora que se olha com os números, a base está caindo. Não está caindo dessa forma, neste índice. O mercado está em uma substituição tecnológica”.

Alessandro Maluf - diretor de produto vídeo da Claro

O impacto do streaming no mercado liderado pela Claro TV

O serviço com a caixinha box tem o valor de R$ 89,90 com Alexa inclusa. Quem preferir assinar somente o aplicativo paga R$ 69,90. Todos os planos dão acesso a mais de 100 canais lineares e ao conteúdo do Globoplay. De acordo com o diretor da Claro, o produto streaming possui aproximadamente 750 mil assinantes, sendo 600 mil somente do Box Claro TV+.

Para Alessandro Maluf, a TV está mais viva do que nunca e “nunca teve tão pulsante. E quando eu digo pulsante, é pulsante para o consumidor. O mercado digital, o streaming e a tecnologia, trouxe para o consumidor a flexibilidade e opções”.

Claro revoluciona TV paga com streaming e reverte queda de assinantes; \"Substituição tecnológica\", diz diretor

“Eu vejo isso de uma maneira muito positiva e otimista. Foi um ano em que a Claro focou muito nesse produto streaming. Ainda vendemos a TV a cabo tradicional, o DTH, só que com um volume hoje menor, e eu vou te explicar o porquê. O box é o carro-chefe. E por que ele é o nosso carro-chefe? Porque nós conseguimos melhorar a proposta de valor em um preço mais bacana, com um produto que, modéstia à parte, eu acho muito bacana. Ele reúne todos os streamings, ele tem Alexa integrada, que você não paga nada por ela, e você leva o box para onde você quiser, basta ter uma internet”.

Alessandro Maluf - diretor de produto vídeo da Claro

Com o serviço Box Claro TV, a operadora corta diversos custos, como cabos, técnico com um carro e gasolina, manutenção da rede, dentre outros. Com isso, consegue repassar essa redução de despesas para o consumidor. “Temos um bom caminho pela frente. Graças a essa evolução da tecnologia”, analisa.

“Por isso que a gente é otimista nesse negócio. Se você pensar que a Claro tem cerca de 5 milhões de assinantes, já é quase 20% da base no modelo streaming. É um motivo de comemoração. É uma evolução."

Novos contratos com programadoras e as novidades para 2024

Sem dar detalhes, por questão de confidencialidade, Alessandro Maluf também explicou que vem renegociando contratos com as programadoras. Atualmente, a Claro acabou com o pacote básico e passou a ter apenas um com todos os canais.

“Primeiro, o programador vai ter distribuição completa de todos os canais. Como é que ele ganha dinheiro com isso? Ele vai vender mais publicidade, ele vai ter mais engajamento com o conteúdo dele. O consumidor vai ficar mais feliz e vai cancelar menos. Eu vou ter menos diminuição de desconexões, porque o cliente está mais feliz”, explica.

Para Maluf, se existisse, de fato, uma deterioração da TV paga, não haveriam tanto serviço pirata, querendo a TV por assinatura sem pagar.  Ele também destaca que o avanço da tecnologia está auxiliando o combate desse crime.

Sobre novidades, o diretor conta que no início de 2024 está lançando uma nova interface para o serviço onde tem busca integrada: “Mais intuitivo e muito mais moderno. Algo na linha da Netflix”. Ele também garante  que a empresa vem investindo para acabar como famoso delay (atraso), que é mais evidente durante as partidas de futebol: "Na Copa, em alguns momentos, chegamos a zero".

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado