Nova realidade

Em crise, CNN Brasil fecha filial no Rio

CNN Brasil prepara transformação na programação e enxugamento de funcionários


Logo da CNN Brasil em sede
CNN Brasil vai desativar filial no Rio - Foto: Divulgação
Por Thiago Forato, com Sandro Nascimento

Publicado em 01/12/2022 às 09:27,
atualizado em 01/12/2022 às 10:27

A CNN Brasil decidiu que vai começar o processo de desativação de sua filial no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (1º) e entregar o local nos próximos dias. Houve uma reunião nesta manhã que culminou na decisão. A ordem é enxugar custos e equacionar as contas e ter um 2023 financeiramente saudável.

A emissora ficará apenas com quatro repórteres na capital fluminense: Leandro Resende, Pedro Duran, Rafaela Cascardo e Raquel Amorim. Sidney Rezende, uma das estrelas da sucursal, não foi poupado pela direção e está entre os dispensados. Os repórteres que restaram, a partir de agora, vão poder levar o equipamento da emissora para a casa e poder trabalhar de lá.

A sede do Rio da CNN Brasil  fica localizado no centro da cidade e fica no último andar do edifício Ventura Corporate Towers, na Avenida República do Líbano. A área de mais de 400m² conta com um estúdio de vidro com vista para os Arcos da Lapa e Pão de Açúcar.

 

NaTelinha apurou que a ordem é para adequar custos e focar no hard news, no factual. A CNN Brasil também seguirá novas metas editorais e reformular os programas do softnews - conforme comunicado abaixo -.

Dentre os argumentos apresentados por executivos está que a Jovem Pan News consegue uma audiência maior, com um custo inferior. Dados de outubro da Kantar Ibope revelam que o canal de Tutinha ficou com 0,12 ponto de média, crescendo 50% numa comparação com setembro. Enquanto isso, a CNN teve somente 0,08.

CNN Brasil abre mão de Sidney Rezende

Em crise, CNN Brasil fecha filial no Rio

Um dos principais nomes do Rio de Janeiro, Sidney Rezende é um dos que deixaram o canal. Aos 64 anos de idade, ele havia sido contratado em julho de 2020 para ser comentarista do quadro Liberdade de Opinião dentro da CNN Novo Dia. Rezende tem passagem no Grupo Globo de 20 anos onde ajudou na criação da CBN.

Desde o ano passado, trocou de lugar com Fernando Molica e passou a ser analista político do Expresso CNN e Jornal da CNN, mas logo na sequência foi colocado no Visão CNN. Em fevereiro deste ano, passou a ancorar o Visão CNN ao lado de Carla Vilhena.

CNN Brasil quer mudanças profundas

Como o NaTelinha antecipou, uma série de demissões toma conta da emissora nesta quinta. Profissionais do vídeo, jornalistas e repórteres serão dispensados nas próximas horas, mas eles não são os únicos. A CNN também vai comunicar o desligamento de editores, operadores e outros profissionais que atuam no jornalismo. Tudo em prol da saúde financeira a partir do ano que vem. Foi marcada uma reunião na manhã desta quinta-feira com os funcionários para serem comunicados da dispensa.

Um dos grandes erros do canal na avaliação da nova diretoria é que Renata Afonso não apostava em reportagens mais densas e costuradas. Haverá uma redução substancial do softnews, modelo implementado pela CNN em seu lançamento.

O NaTelinha teve acesso ao comunicado interno comunicando as novas diretrizes da CNN Brasil

"Prezados Colaboradores,
A CNN Brasil informa que realiza, nesta quinta-feira (01/12), a reestruturação de suas operações, com dois objetivos principais: fortalecer o DNA do canal, focado em hard news, e readequar custos, ajustando a empresa ao cenário econômico do país, criando as condições para atingir o equilíbrio financeiro (breakeven) em 2023 e crescer.
Em linha com a estratégia de fortalecimento do jornalismo, a coordenação da cobertura será concentrada em São Paulo e Brasília, duas praças que ganham relevância dado o contexto político e econômico nacional. Em decorrência dessa nova lógica, a newsroom do Rio de Janeiro será desativada, sem prejuízo à cobertura. As mudanças incluem a readequação de programas, assim como da grade. O selo CNN Soft será remodelado para 2023.
Aos colegas que deixam a empresa, manifestamos o nosso profundo respeito e gratidão. A dedicação e o trabalho de cada um foram fundamentais para a construção e consolidação da CNN Brasil.
Decisões como essas exigem coragem, determinação e visão de futuro. As mudanças irão adequar a empresa ao novo cenário da indústria de mídia e abrirão espaço aos investimentos necessários para seguir entregando o jornalismo independente, relevante e de alta qualidade, marca registrada da CNN. Este é o nosso compromisso com todos os colaboradores, com o mercado e com os milhões de brasileiros que confiam na CNN Brasil para tomar as melhores decisões".

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado