Exclusivo

CNN Brasil prepara demissões em massa nesta quinta-feira

Emissora quer investir pesado no hardnews


Logo da CNN Brasil
CNN Brasil prepara demissão - Foto: Reprodução/Internet
Por Daniel César, com Sandro Nascimento

Publicado em 01/12/2022 às 00:01,
atualizado em 01/12/2022 às 08:34

A CNN Brasil vai anunciar nesta quinta-feira (01) uma série de demissões de diversos profissionais em São Paulo e também no Rio de Janeiro. O canal iniciará um processo de reestruturação em busca do equilíbrio financeiro - break even - em 2023. A reportagem checou que as dispensas ocorrerão em diversas áreas e até em funcionários que estão no vídeo. Será a primeira grande decisão do novo presidente da empresa, o empresário João Camargo.

Segundo apurou o NaTelinha, desde a demissão da antiga CEO, Renata Afonso, a emissora estudava mudanças profundas na grade de programação. Os donos da CNN estavam insatisfeitos com o fato da operação ser mais  mais custosa que a Jovem Pan e ter menos audiência.

Por causa disso, João Camargo fez um desenho e vai reduzir de forma drástica o espaço dedicado ao softnews, que é um modelo implementado pela CNN, em algo parecido com o que a GloboNews costumava fazer, mas que também vem abandonando nos últimos anos. Isso significa que são programas com reportagens mais densas, costuradas e que não necessariamente tenham a ver com o tema do momento. Este formato foi apontado como um dos grandes erros da gestão Renata Afonso.

Diante disso, a direção vai promover profundas mudanças na grade de programação em 2023 e inicia o processo com demissão em massa. Profissionais do vídeo, jornalistas e repórteres serão dispensados nas próximas horas, mas eles não são os únicos. A CNN também vai comunicar o desligamento de editores, operadores e outros profissionais que atuam no jornalismo. Tudo em prol da saúde financeira a partir do ano que vem. Foi marcada uma reunião na manhã desta quinta-feira com os funcionários para serem comunicados da dispensa.

A decisão, além de acontecer após a posse do novo presidente, coincide com o fim da cobertura eleitoral e a preparação para a posse e governo Lula. A ideia é ter uma CNN Brasil com identidade.

CNN Brasil demite junto com a americana

CNN Brasil prepara demissões em massa nesta quinta-feira

As demissões na CNN brasileira marcadas para esta quinta ocorrem junto com a CNN dos Estados Unidos, considerada o maior canal de notícias do planeta. Como aqui, a cúpula da empresa americana decidiu realizar um projeto de reestruturação fiscal, buscando ajuste financeiro e alcançar um equilíbrio entre as despesas e receitas para 2023.

Nesta quarta-feira (30), o Yahoo teve acesso a um memorando interno, assinado por Chris Licht, CEO do canal nos EUA, que confirma as demissões. “Nosso pessoal é o coração e a alma desta organização. É incrivelmente difícil dizer adeus a qualquer membro da equipe da CNN, muito menos a muitos. Recentemente, descrevi esse processo como um soco no estômago, porque sei que é assim que todos nós nos sentimos”, escreveu Licht. “Será um momento difícil para todos.”

Essas demissões no Brasil e EUA acontecem um mês depois que Licht mandou um comunicado para toda a empresa alertando sobre uma reestruturação na empresa: "Mudanças perceptíveis nesta organização que afetam pessoas, orçamentos e projetos".

Leia o memorando interno de Chris Licht enviado aos funcionários da CNN americana que alerta sobre as demissões em 01 de dezembro.

"Aos meus colegas da CNN,

Nosso pessoal é o coração e a alma desta organização. É incrivelmente difícil dizer adeus a qualquer membro da equipe da CNN, muito menos a muitos. Recentemente, descrevi esse processo como um soco no estômago, porque sei que é assim que todos nós nos sentimos.

Hoje notificaremos um número limitado de indivíduos, principalmente alguns de nossos colaboradores pagos, como parte de uma estratégia de relatórios recalibrada. Amanhã, notificaremos os funcionários afetados e amanhã à tarde darei mais detalhes sobre essas mudanças.

Será um momento difícil para todos. Se o seu trabalho foi impactado, você saberá mais por meio de uma reunião presencial ou via Zoom, dependendo da sua localização. Nessas reuniões, você receberá informações específicas sobre o período de aviso prévio ou qualquer rescisão aplicável e seu último dia previsto. Quero deixar claro que todos os elegíveis ao bônus ainda receberão seus bônus de 2022, que são determinados pelo desempenho da empresa.

Sei que essas mudanças afetam nossos colegas que estão saindo e os que permanecem, e temos recursos projetados para apoiá-lo. Incluirei um link para esses recursos em meu e-mail de acompanhamento amanhã.

Vamos cuidar uns dos outros essa semana."

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado