Ciclo encerrado

Renata Afonso anuncia saída da presidência da CNN Brasil

A decisão de deixar o canal de notícias partiu da própria executiva


Renata Afonso de roupa branca e coque, posando para foto em fundo vermelho, sem sorrir
Renata Afonso esteve na função por cerca de um ano e meio - Divulgação

Renata Afonso anunciou, nesta terça-feira (21), que está deixando a presidência da CNN Brasil. A atual CEO da emissora, que estava há um ano e meio na função, informou que com o fim da cobertura das eleições, considera ter encerrado um ciclo de mudanças na gestão, focado em relevância e crescimento do canal.

Um comunicado enviado à imprensa destaca a importância do trabalho da executiva para a empresa. "Renata Afonso reorganizou a governança corporativa da CNN Brasil, restabeleceu o relacionamento com o mercado publicitário, aumentou o número de anunciantes e de parcerias, além de fortalecer a presença institucional".

"A cobertura das eleições foi um marco da sua gestão, com reconhecimento da CNN Internacional, pela excelência da cobertura e linha editorial, além de recordes de audiência em todas as plataformas. O canal também registrou o primeiro lugar na média de audiência entre os 17 canais de TV por assinatura, no debate entre os candidatos à presidência no segundo turno", lembrou a nota.

O texto ainda diz que, nesse período, Renata promoveu mudanças na liderança executiva, reestruturou processos internos, com novas políticas para a gestão de pessoas, e lançou o projeto de evolução da cultura organizacional. "Impulsionou, ainda, as frentes relacionadas à Diversidade, Inclusão e Pertencimento, por meio de iniciativas internas para organização de um time diverso e do lançamento de produtos, como o CNN no Plural", completa.

Samson Desta, vice-presidente da CNN Internacional, elogiou à executiva: "Renata tem sido uma excelente líder para a CNN Brasil, fortalecendo a reputação da rede de jornalismo premiado e baseado em fatos e incutindo uma cultura forte. Desejamos a Renata o melhor em sua próxima empreitada e trabalharemos com a CNN Brasil à medida que avança no sucesso de sua recente cobertura eleitoral".

Já Rubens Menin, controlador da Novus Midia/CNN Brasil, desejou que Afonso tenha sorte em seus novos caminhos. "O trabalho e a dedicação incansáveis da Renata foram fatores determinantes nesta fase de reestruturação e consolidação da CNN", concluiu.

O canal de notícias anunciou que, com o fim do ciclo de liderança da CEO Renata Afonso, a empresa passa neste momento por um período de transição, em que o Executive Chairman João Camargo despachará diretamente com os executivos da casa. Em breve, será apresentada a nova estrutura de comando da emissora.

Renata Afonso tirou férias em momento delicado

Renata Afonso nos estúdios da CNN Brasil

Na última quinta-feira (17), o NaTelinha já havia informado que Renata Afonso passava por um momento delicado na CNN Brasil. A executiva, que até pouco tempo era o principal nome da direção do canal de notícias no Brasil, perdeu poder com a chegada de um novo presidente no início do mês. 

A reportagem apurou que a forma que Afonso soube sobre a nomeação de João Camargo à presidência e de Acácio Luiz Costa à vice-presidência da CNN Brasil desapontou a executiva. Ela perdeu força dentro do canal, já que os dois cargos estão à frente do dela na hierarquia da empresa. Suas decisões, então, passariam a ser subordinadas aos novos contratados, o que teria feito com que ela se sentisse desprestigiada.

Em meio a essa troca de gestão, ela optou por sair de férias, o que foi mal visto internamente. Por isso, seu retorno, marcado para esta segunda-feira (21), era dado como incerto.

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado