Homem do Baú

Além de série do Star+ e filme com Faro: 5 conteúdos imperdíveis sobre Silvio Santos

Às vésperas de completar 92 anos de idade, Silvio Santos tem muito material disponível na internet


Silvio Santos jovem, nos anos 2000 e atualmente
Silvio Santos terá em breve um filme e série à seu respeito; enquanto isso, o NT lista cinco docs imperdíveis - Foto: Divulgação/SBT
Por Thiago Forato

Publicado em 15/07/2022 às 06:21,
atualizado em 15/07/2022 às 08:47

Silvio Santos está no alto dos seus 91 anos de idade e com dois conteúdos importantes prestes a serem lançados. Um deles é uma série do Star+ intitulada de O Rei da TV, que foi vazada e parou no YouTube. Outro é um filme que leva o título Sequestro e traz Rodrigo Faro na pele do comunicador quando ele viveu um dos momentos mais tensos em 2001.

Há 21 anos, Patrícia Abravanel foi sequestrada após uma dupla de criminosos ter invadido a mansão da família no Morumbi. Dias depois da jovem ter sido libertada, o veterano foi feito de refém em sua casa por um dos bandidos do crime anterior.

Já o Star+ produz uma narrativa mais longa, abordando a trajetória de Silvio a partir da infância, quando ele era um ambicioso vendedor nas ruas do Rio de Janeiro. O público embarcará no início de sua carreira, passando para sua entrada na televisão e chegando ao auge em sua emissora, o SBT.

Enquanto a série e o filme não chegam, o NaTelinha preparou uma lista com cinco documentários imperdíveis sobre o Homem do Baú. Confira abaixo:

Documentário exibido no SBT em 2007

Poucos talvez se lembrem, mas um documentário produzido pelo jornalista Flávio Tito e que foi seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), já foi transmitido pelo próprio SBT em 2007. A obra conta com depoimentos de Arlindo Silva (1923-2011), que foi autor de um das biografias de Silvio, Gugu Liberato (1959-2019), Homero Salles, Raul Gil, dentre outros.

Mas, o grande pulo do gato é a presença do próprio Silvio Santos na parte final do doc. Entrevistado por ele, o Homem do Baú classifica sua arte de se comunicar como um dom e deu uma rara declaração do motivo que pode ser o causador do seu sucesso.

"Muitos professores, muitos alunos fizeram tese a respeito do Silvio Santos. Eu acredito, eu acredito que é a voz. É uma crença. A voz tem alguma coisa inexplicável, porque é a voz que toca o telespectador, e toca vocês que estão do outro lado. Quando a voz toca vocês por alguma razão, vocês acreditam que seja carisma. Alguns especialistas, alguns estudiosos, já disseram que é a minha voz. Pode ser que seja. Muitos cantores fazem o público chorar com a voz, muitos cantores fazem o público delirar com a voz. Eu acredito que do carisma, uma parte integrante é a voz."

Silvio Santos sobre seu carisma e motivo do sucesso

Quanto Vale o Show?

No ano 2000, o documentário produzido por Alexandre Mendonça, jornalista formando da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), também conseguiu entrevistar Silvio Santos para seu TCC.

A produção fala sobre a vida de Senor Abravanel, relembra seus antepassados e também entrevista figuras importantes como Arlindo Silva, Carlos Alberto de Nóbrega e seu eterno cabeleireiro, o Jassa.

Na época, o Show do Milhão estava no auge de sua popularidade e demonstrou que um sucesso ou fracasso de um programa não é determinante para que ele deixe ou não de fazê-lo. "É mais um programa, acho que é até um programa fácil de fazer, mas tem sido um grande programa. Não era essa intenção. É mais um programa que eu gostei de fazer. Enquanto eu gostar de fazer o Show do Milhão eu vou continuar fazendo. Amanhã, mesmo que ele seja líder de audiência, eu não vou fazer mais", disse.

Documentário utilizado nos 40 anos do SBT

Produzido em 2015 por Leonor Corrêa para homenagear os 85 anos de Silvio Santos, o documentário ficou seis anos na gaveta e foi ao ar somente em agosto de 2021.

O doc conta com duas horas de duração e 90 entrevistados. Dentre eles, muitos artistas como Faustão, Xuxa Meneghel, Rodrigo Faro, Lívia Andrade, Carlinhos Aguiar, Boni, Ivo Holanda, Mara e Gugu Liberato (1959-2019). Em 2015, Silvio proibiu sua exibição por superstição, acreditando que isso poderia atrair sua morte ou alguma coisa do tipo, e também por não gostar de se promover.

Ao longo de duas horas, a homenagem também tem dramatizações com atores profissionais, e até um musical com Tiago Abravanel. Já na fase em que o apresentador começa a trabalhar na Rádio Nacional e depois chega a São Paulo, quem teve a responsabilidade de dar vida ao empresário foi Felipe Miguel. Foi na capital paulista que o talento de comunicador começou a chamar a atenção do público, fazendo-o ser um grande sucesso.

Homenagem na Record

Em dezembro de 2010, quando Silvio completou 80 anos, o Domingo Espetacular fez uma grande homenagem ao dono do SBT. O jornalista Marcelo Rezende (1951-2017) foi às ruas recordar os passos de Senor Abravanel, que escapou da pobreza e construiu um império empresarial. Na época, o apresentador também enfrentava uma fraude bilionária no Banco Panamericano.

No seu dominical, quando retornou de férias, Silvio agradeceu ao jornalista Rezende e toda a Record. Antes disso, chegou a telefonar para ele e agradecer pela homenagem prestada.

A incrível história de Silvio Santos

Em 2019, Everton Miranda foi mais um a contar a história de vida de Silvio Santos desde seus antepassados. O material conta com cenas marcantes da carreira do animador, como a histórica entrevista no Show de Calouros.

"Ele saiu das ruas do Rio de Janeiro como camelô, alcançou uma fortuna de mais de 1 Bilhão de dólares e se tornou um dos maiores empresários da história do Brasil", alardeia o youtuber, ressaltando os feitos do animador, principalmente sua veia empreendedora.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado