Vem aí

Com acervo extenso, Rádio Bandeirantes comemora 84 anos com novidades

Emissora está fazendo aniversário nesta quinta (6)


Logotipo da Rádio Bandeirantes
Rádio Bandeirantes está fazendo 84 anos - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 06/05/2021 às 14:57,
atualizado em 06/05/2021 às 15:19

A Rádio Bandeirantes completa 84 anos nesta quinta-feira (6) e apresentará novidades ao longo do mês de maio. A emissora tem realizado uma festa virtual e prepara a estreia de Reginaldo Leme, que ocorrerá no dia 22, exibindo entrevistas com pilotos de Fórmula 1. Os fãs ainda terão a oportunidade de ver as grandes coberturas das últimas oito décadas feitas pela rádio, passando desde o milésimo gol de Pelé até o ataque ao Pentágono.

Milton Parron, o mais longevo repórter investigativo da história do rádio brasileiro, responsável pelo Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes e apresentador do programa Memória, explica como a história da emissora tem sido preservada. “Nos dois primeiros anos, tratamos de salvar o que estava contido em cerca de 500 discos de 16 polegadas e outro tanto em acetatos e vinil. Foi a fase mais demorada, mais delicada e mais trabalhosa. Improvisamos uma verdadeira lavanderia no andar onde o Cedom originalmente foi instalado, um dos andares da torre de transmissão da TV Bandeirantes, no espigão da Paulista. Disco por disco precisou ser lavado em água corrente, com esponja aveludada e sabão de coco, com os devidos cuidados para não inutilizar e não manchar os selos do meio dos discos, onde existem anotações importantes”, explica ele.

“Trata-se de uma estimativa, porém muito próxima da realidade. Já salvas e devidamente digitalizadas e hospedadas em CDs e no programa digital do Cedom,  2.840 horas. Restam para serem processadas cerca de 3.400 horas,  das quais pode-se projetar que cerca de 500 horas serão descartadas por não terem interesse histórico algum para serem mantidas em arquivo. Portanto, para efeito de armazenamento, estimamos que 2.900 horas ao final do processo serão acrescentadas ao total já digitalizado de 2.850 horas. Total, portanto, quando tudo estiver concluído, 5.750 horas. Detalhe importante: o material em processo de digitalização pelo Cedom foi produzido até o ano 2000.  Dessa data para cá, nossa única atuação tem sido no sentido de guardar e manter, dentro das melhores condições possíveis, as gravações que nos são enviadas pelas produções dos departamentos de jornalismo, esportivo e artístico. Não temos um levantamento de quantas horas foram produzidas nestes 21 anos de cujas gravações, em CDs, o Cedom é o fiel depositário”, completou.

A Bandeirantes tem feito grande cobertura da Fórmula 1 na TV aberta e agora aumentará esse trabalho no rádio. Reginaldo Leme é quem ficará responsável pela a apresentação do Bandeirada, programa que atualizará os ouvintes sobre o universo do automobilismo, entrevistando pilotos e analistas.

Rádio Bandeirantes fará debate sobre as novas tecnologias

No dia 25 de maio, quando as celebrações serão encerradas, ocorrerá um Fórum Rádio Bandeirantes Educação e Tecnologia. A emissora fará um debate sobre os caminhos que estão sendo abertos para a utilização de novas tecnologias no processo de educação nos setores público e privado.

Professores, pesquisadores, gestores públicos e profissionais que encontraram modelos positivos e bem sucedidos para o ensino híbrido durante a pandemia. O evento ocorrerá das 18h às 20h e terá transmissão nas redes sociais da Rádio Bandeirantes com flashes ao longo da programação.

Assista o vídeo comemorativo da Rádio Bandeirantes:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado