Será que vai?

Nova pesquisa mostra Datena liderando corrida eleitoral para São Paulo

Apresentador do Brasil Urgente é líder em duas pesquisas diferentes


Datena sentado, com as mãos cruzadas, olha para a câmera
Datena é líder na corrida eleitoral para São Paulo. Foto: Divulgação

Uma nova pesquisa para a prefeitura de São Paulo, realizada pela XP/IPESPE, indicou a tendência de José Luiz Datena como líder da preferência do eleitorado paulistano para as eleições municipais do ano que vem. O apresentador do Brasil Urgente está na primeira posição e até abriu certa vantagem em relação ao segundo colocado, também da televisão, Celso Russomanno.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (08), Datena aparece em um único cenário e lidera com 22% das intenções de voto. Ele está matematicamente à frente de Russomanno, que surge com 19%. Atualmente, ele está na Record e apresenta um quadro no Hoje em Dia.

Os dois profissionais da TV somados estão com quase metade das intenções de votos da população de São Paulo. Os nomes mais próximos na corrida eleitoral são de Marta Suplicy e do ex-governador Márcio França, ambos com 11%, indica o relatório da XP/IPESPE.

Datena está filiado ao DEM, partido de nomes pesados da política nacional, como a dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Rodrigo Alcolumbre, respectivamente. Para se candidatar à prefeitura, o apresentador terá de se afastar do Brasil Urgente três meses antes das eleições, previstas para outubro do ano que vem.

Vale lembrar que o jornalista chegou a lançar sua candidatura para o Senado no ano passado e se afastou do jornalístico da Band, mas durou poucos dias e ele desistiu de concorrer, voltando ao programa. À época, Datena explicou que a política não era como ele imaginava.

Por já ter desistido de uma campanha, não há como ter garantias de que Datena participará do pleito. Por isso, a pesquisa fez um cenário sem seu nome. Neste caso, Russomano dispara com 29% das intenções de voto. Neste cenário também foi retirado o nome de Marta Suplicy e, por isso, Márcio França aparece na segunda posição com 14%.

Essa é a segunda pesquisa em que Datena e Russomano aparecem dividindo a liderança na corrida eleitoral. Há menos de duas semanas, a Paraná Pesquisas divulgou relatório e colocou os dois na liderança em todos os cenários.

Datena e Bolsonaro

Desde que se tornou candidato, Bolsonaro sempre teve a simpatia de Datena que até o entrevistou depois da fatídica facada e também já conseguiu conversar com exclusividade com o presidente neste ano. O apresentador do Brasil Urgente chegou a polemizar ao fazer um comentário sobre o hospital que pegou fogo e que o de Bolsonaro não havia se incendiado.

Mesmo com uma relação considerada boa, ele não deverá ter o apoio do presidente. É que o PSL, sigla de Bolsonaro, está articulando para ter como candidata a deputada federal Joice Hasselmann que tem 7% das intenções de voto no cenário em que Datena lidera.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado