Por onde anda?

Daniel Del Sarto lembra novela problemática da Globo e revela surpresa nos bastidores

“Estava entrando em um mundo que eu não tinha noção de quão competitivo era”, diz o ator, que hoje toca vários projetos longe da TV


Daniel Del Sarto
Daniel Del Sarto fez seu primeiro papel em novelas em Desejos de Mulher, trama problemática resgatada pelo Globoplay - Foto: Reprodução/Montagem NT

Daniel Del Sarto fez sua estreia em novelas como o Nicolau de Desejos de Mulher (2002), uma problemática atração das 19h que o Globoplay resgatou na segunda-feira (25). Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, o ator relembra o trabalho e revela que, ainda novato, se surpreendeu ao encontrar um meio bastante competitivo nos bastidores da trama.

“Eu era inexperiente, muito verde, não tanto na atuação, mas na relação com a televisão e com os colegas. Tinha uma inocência e uma pureza que, de fato, deveria ter administrado melhor. Eu achava que era só fazer um bom trabalho. Estava entrando em um mundo que eu não tinha noção de quão competitivo era”, comenta.

+ Edvana Carvalho, a Inácia de Renascer, defende: "Precisamos falar de tolerância"

O ator já havia atuado na TV na série Sandy e Junior, como o namorado da protagonista. O primeiro nome cotado para o papel de Nicolau em Desejos de Mulher não agradou internamente, e Daniel foi chamado para fazer um teste, gravado no Mirante do Leblon, olhando para a câmera.

“Era um texto gigantesco, a ponto de outros colegas não terem conseguido decorá-lo inteiro. Eu consegui, porque pensei: 'Cara, vai ser a minha chance'”, lembra. Ele ainda fez mais três testes antes de receber a notícia que havia sido aprovado para dar vida ao galã jovem da trama.

“Quando recebi a notícia, foi um delírio. Estava em um shopping quando o produtor de elenco me ligou dizendo que o papel era meu. Dei um grito, e o segurança veio até mim perguntar o que tinha acontecido.”

Daniel Del Sarto

“Estava todo mundo na praia e a gente estreando uma novela das sete”

Ex-galã da Globo, Daniel Del Sarto relembra novela problemática e revela surpresa nos bastidores

Os bastidores de Desejos de Mulher foram tumultuados. A atração já enfrentava baixa audiência e várias críticas na imprensa quando problemas pessoais fizeram o autor Euclydes Marinho se afastar e deixar o texto a cargo dos colaboradores. “A novela tinha sido antecipada e entrou no ar no horário de verão. Estava todo mundo na praia e a gente estreando uma novela das sete.”

Em sua primeira novela, Daniel Del Sarto encarou uma turbulência. Ouviu de um diretor que era disperso e muito acessível com os profissionais no set. O objetivo, segundo o ator, era trabalhar a personalidade de Nicolau, um jovem simpático e gentil. A crise enfrentada pela produção era do conhecimento do elenco:

“Não senti que isso chegou diretamente a mim, mas existe aquela máxima: quando está tudo dando certo, todo mundo é maravilhoso; quando alguma coisa está dando errado, vão pensar: ‘É o ator estreante? O elenco não está bom? É culpa do autor? Quem é o culpado?’.”

Daniel Del Sarto

Passados 22 anos, ele avalia que, apesar dos percalços, teve um bom desempenho na estreia, contracenando com nomes como Regina Duarte, Gloria Pires, Herson Capri, Mel Lisboa, Regiane Alves e Vera Holtz: “Apesar da minha pouca experiência, acho que foi um trabalho muito bem entregue. Tinha ali uma sensibilidade, uma verdade naquele personagem”.

Ator fala sobre 8 anos longe das novelas: “Não depende da gente”

Ex-galã da Globo, Daniel Del Sarto relembra novela problemática e revela surpresa nos bastidores

A última novela de Daniel Del Sarto foi Cúmplices de um Resgate, exibida entre 2015 e 2016 no SBT e cuja reprise terminou em fevereiro. Ele tem se dedicado a vários outros projetos. “A questão de fazer novela é que não depende da gente. Tem todo um sistema. Você precisa ser chamado para fazer um teste, alguém tem que indicar”, comenta.

“Sinto muita falta de fazer novela, e estou com verdadeira paixão para fazer uma série. Houve alguns chutes na trave nos últimos anos, porque algumas datas não deram certo.”

Daniel Del Sarto

+ Claudia Raia: "O que Tarsila sofria, nós mulheres ainda sofremos hoje"

O ator tem feito trabalhos no cinema e principalmente no teatro. Entre eles, dois espetáculos sobre os anos 1980, um para adultos e outro para crianças. O artista viaja no tempo, interpretando músicas daquela época, e também conta um pouco da própria história.

“Quando começo a cantar, as pessoas se emocionam muito, porque é como se eu trouxesse a criança que elas foram de volta”, diz. O diálogo com o público infantil se estendeu na montagem de O Pequeno Príncipe, que fez temporada recente no Theatro Municipal do Rio.

O artista também se dedica a vários projetos na música, com alguns lançamentos em breve, shows em casamentos e festas de empresas, além de também ser mestre de cerimônias. O ofício de apresentador o levou a lançar um programa de entrevistas na web. Com o Pense Muito Bem, Daniel busca convidados de carro sem dizer para onde vai levá-los.

“É uma forma de dar vazão a toda a minha criatividade e ao desejo realizador que eu tenho. Não sou de ficar esperando o telefone tocar ou alguma produção me chamar. Vou fazendo as coisas que eu acho que vão me acrescentar de alguma forma, e tem sido uma experiência muito legal.”

Daniel Del Sarto

Aos 49 anos, ele é casado com a cirurgiã plástica Hazel Fischdick e tem uma filha pequena, Alice. Veja fotos da família:

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado