Entrevista exclusiva

Duda Santos revela mudança pessoal por Maria Santa e elege papel dos sonhos após Renascer

A convite do NaTelinha, atriz responde três perguntas de Patrícia França, que interpretou a mesma personagem na primeira versão da novela


Duda Santos como Maria Santa em Renascer
"Quando fui chamada para fazer o teste, eu não conhecia a novela. Pesquisei e vi que era muito adorada", comenta Duda Santos - Foto: Globo/Fabio Rocha
Por Walter Felix

Publicado em 15/02/2024 às 06:11,
atualizado em 16/02/2024 às 12:19

Duda Santos teve que se desconstruir para viver Maria Santa em Renascer. Essa é uma das revelações feitas nesta entrevista especial ao NaTelinha, em que a atriz responde a perguntas de Patrícia França, que interpretou a mesma personagem na primeira versão da novela, exibida na Globo em 1993.

“Aprendi a ser forte desde o começo da minha vida, a não demonstrar muito os sentimentos e esconder tudo que eu estava sentindo. Enquanto atriz, essas características já eram ruins para mim. E, quando recebi Maria Santa, falei: vou ter que olhar para mim”, comenta Duda Santos.

Patrícia França revela dificuldade após Renascer e opina sobre remake da novela

A personagem, tão inocente e sensível, fez a jovem atriz ingressar em uma jornada de autoconhecimento. Maria Santa morreu na primeira fase, mas seguirá aparecendo para o amado José Inocêncio, papel de Humberto Carrão nos primeiros capítulos e de Marcos Palmeira no restante da história.

A jovem artista, nascida e criada na Vila da Penha, no Rio de Janeiro, desde cedo quis seguir carreira artística. E almeja um currículo variado: depois da “santinha” da novela das nove, ela deseja uma personagem bem diferente, mais “expansiva”, como uma vilã, uma cantora ou uma dançarina de funk.

Duda Santos revela mudança pessoal por Maria Santa e elege papel dos sonhos após Renascer

Na segunda parte da entrevista, Duda também fez três perguntas para Patrícia França. O conteúdo foi publicado pelo NaTelinha nesta sexta-feira (16). Clique aqui e confira.

Três perguntas de Patrícia França para Duda Santos

Patrícia França: Duda, primeiro eu queria saber como você se preparou para fazer Maria Santa. Qual foi o teu processo de construção dessa personagem?

Duda Santos: Sobre o processo de construção de Maria Santa, foi tudo muito bonito. É uma personagem muito bonita, com toda aquela inocência, aquela doçura. E vi algumas cenas suas fazendo lindamente.

Aprendi a ser forte desde o começo da minha vida, a não demonstrar muito os sentimentos e esconder tudo que eu estava sentindo. Enquanto atriz, essas características já eram ruins para mim. E, quando recebi Maria Santa, falei: vou ter que olhar para mim.

“Então, aprendi muito com a Maria Santa. Tive que me desconstruir, me entender, entender como eu sentia, o que eu sentia de fato, e criei uma coragem de me entregar para os meus sentimentos.”

Duda Santos

Foram meses me conhecendo, foram meses descobrindo esse lado da Duda, sabe? Fui trazendo de volta o que há muito tempo eu não via, a Duda menina, a Duda criança, a Duda que eu conhecia. Então, olhei muito para trás e tentei me desconstruir para deixar Maria Santa tomar conta de mim.

Duda Santos revela mudança pessoal por Maria Santa e elege papel dos sonhos após Renascer

Patrícia França: Você conhecia a novela antes de ter contato com a personagem e ser aprovada para o papel? Até mesmo porque na primeira versão você não era nascida [Duda tem 22 anos].

Duda Santos: Quando fui chamada para fazer o teste, eu não conhecia o texto, não conhecia a novela. A primeira vez que pesquisei foi quando recebi o teste de Maria Santa, e já vi que era uma novela muito adorada. Comentei com minha mãe e ela já veio com várias memórias, falando que é a novela da vida dela, que ela amou. Quando falei com o meu empresário, ele disse: “É a melhor novela que eu já vi”.

“Todo mundo tem uma memória de Renascer, é a novela da vida de muita gente. Então, já veio esse afeto, porque quando as pessoas que a gente gosta, que a gente ama, amam alguma coisa, a gente olha para essa coisa de uma forma diferente.”

Duda Santos

+ Qual o final de Renascer? Saiba como terminou a primeira versão da novela

Comecei a ver a novela e me apeguei muito! Não consegui mais parar de ver. Que novela bonita, é tudo muito bonito e muito bem feito! É uma história de amor... Então, meu primeiro contato com Maria Santa e com Renascer foi apaixonante. Eu me apaixonei pela história e pelos personagens. O texto de Benedito [Ruy Barbosa, autor da novela original] é lindo, e Bruno [Luperi, que assina o remake de 2024] reescreveu lindamente.

Então, me envolvi nessa história com muita paixão. Acho que foi uma das coisas mais bonitas que já fiz na vida. Não foi fácil receber um presente como esse nas mãos. Quando comecei a conhecer a novela, foi mesmo como se eu tivesse ganhado um presente, e não podia quebrá-lo. Tinha que cuidar e não deixar acontecer nada com ele.

Duda Santos revela mudança pessoal por Maria Santa e elege papel dos sonhos após Renascer

Patrícia França: Você tem algum sonho, aquele projeto do coração, de uma personagem que você queira muito fazer, seja no teatro, cinema ou televisão? E qual seria essa personagem?

Duda Santos: Cara, tem muita coisa legal para fazer. Tantas profissões para gente ter na arte... Mas, depois de Maria Santa, eu queria fazer uma personagem mais expansiva, que fala, que grita. Uma coisa meio Maria Vanúbia [personagem de Roberta Rodrigues na novela Salve Jorge, de 2012], uma cantora, uma dançarina de funk. Queria muito um dia me ver nesse lugar, seja lá onde for, no cinema, no teatro, na televisão.

Queria fazer uma vilã também. Tenho muita vontade de fazer uma vilã bem humanizada, que em algum momento as pessoas acham até que nem é vilã. Quero muito fazer várias coisas. Inclusive quero trabalhar com você um dia!

Assista à abertura de Renascer:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Renascer. Confira!

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado