Icônica

Lolita Rodrigues cantou no 1º dia da TV no Brasil

Lolita Rodrigues revelou que substituiu Hebe na data


Lolita Rodrigues em foto
Lolita Rodrigues morreu neste domingo (5) - Foto: Reprodução/Internet
Por Redação NT

Publicado em 05/11/2023 às 11:20,
atualizado em 05/11/2023 às 11:22

Lolita Rodrigues, que faleceu na manhã deste domingo (5), estreou na TV há 73 anos, em 18 de setembro de 1950, justamente no dia em que a televisão brasileira entrou no ar. Tudo isso para ajudar uma de suas grandes amigas, Hebe Camargo, a fugir de um compromisso: cantar o "Hino da TV".

Hebe Camargo, que se tornaria uma das figuras mais icônicas da televisão brasileira, estava originalmente escalada para a apresentação da música composta por Guilherme de Almeida a pedido de Assis Chateaubriand, o pioneiro responsável por introduzir a televisão no Brasil. No entanto, o destino conspirou a favor de Lolita Rodrigues naquela noite.

Morre aos 94 anos Lolita Rodrigues, pioneira na TV

Todas as Flores: Humberto leva a pior em duelo com Zoé: "Não Morre!"

"Hebe estava namorando o empresário Luiz Ramos e ele tinha um evento que precisava da presença dela. Aí sobrou para mim", revelou Lolita em uma entrevista concedida ao portal Terra em 2009. A atriz sempre se divertiu ao recordar "A Canção da TV" como uma composição que ela considerava péssima. "Me chamaram no dia, aprendi aquela coisa horrível, e a Hebe toda vez que tem oportunidade, diz 'que bom que eu não cantei isso'", acrescentou Lolita, relembrando com bom humor o evento que se tornou um marco na história da televisão brasileira.

Como Lolita Rodrigues mencionou em uma de suas entrevistas, apenas um ângulo da cerimônia pôde ser transmitido, pois uma das câmeras apresentou defeito. Além disso, a equipe teve que improvisar uma programação às pressas para o dia seguinte, já que ninguém havia previamente planejado o que transmitir. A TV Tupi estava começando sua jornada, e as dificuldades iniciais fazem parte da história do veículo de comunicação que se tornaria tão importante para o Brasil.

Em 2000, Lolita Rodrigues e Hebe Camargo se reuniram em uma emocionante entrevista no Programa do Jô, que também contou com a presença da saudosa Nair Bello. Nesse momento especial, as duas amigas relembraram a inauguração da televisão no Brasil, e a atriz mais uma vez encantou o público ao cantar o hino.

A morte da atriz tem sido lamentada por fãs e amigos ao longo do dia.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado