Polêmica

Leda Nagle reclama por não poder usar termos considerados racistas: "me incomoda muito"

Jornalista também se negou a utilizar a chamada linguagem neutra


Leda Nagle no podcast Papagaio Falante
Leda Nagle participou do podcast de Sergio Mallandro e deu o que falar - Foto: Reprodução

A jornalista Leda Nagle polemizou em entrevista na última quinta-feira (02), se negando a utilizar a palavra "todes", por considerar a linguagem neutra uma "frescura", e disse se incomodar por não poder falar termos hoje considerados racistas, como "denegrir".

“Não vou falar 'todes'. Vou falar todos porque todos quer dizer todos nós. Nós todos. Mas eu não vou falar [a linguagem neutra], porque não vou aprender agora isso. Mas é difícil porque você não quer ofender as pessoas também. Acho frescura. Quem quiser falar, fala, mas eu não vou falar”, bradou ela no podcast Papagaio Falante, de Sérgio Mallandro e Renato Rabelo.

“Tem um monte de coisa que eu não sei hoje em dia como se fala mais. Você não sabe mais como se referir, por exemplo. Tem o ‘denegrir’ que não pode falar. ‘Mulata’ também não pode e isso me incomoda muito, porque às vezes fico meio atrapalhada”, completou a mãe de Duda Nagle.

Leda Nagle ainda comentou que recentemente entrevistou uma advogada negra, especialista em visto para os Estados Unidos, e não soube como tratá-la. "Eu lá naquela situação porque ela não é 'neeegra', entendeu? E eu perguntei: 'Como é que devo me referir a você?'. E ela: 'Eu sou afro-latina'. Olha que loucura! Olha como é que chega ao requinte", disse.

Em 2021, no auge da pandemia do novo coronavírus, Leda Nagle deu o que falar ao ser obrigado pelo YouTube a apagar vídeos que abordavam o chamado "Kit Covid". Na ocasião, ela desabafou: "Eu sou jornalista faz tempo. 48 anos. Passei pela ditadura. Nunca tive que tirar do ar nenhuma entrevista que fiz. Me senti péssima, achei atitude muito desrespeitosa para comigo e para com meus entrevistados, todos eles muito qualificados. Sou a favor do jornalismo plural, que admite ouvir o contraditório".

Confira o podcast Papagaio Falante com Leda Nagle:

Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado