Justiça nega pedido e testamento antigo de Gal Costa não será considerado
Família de Gal Costa segue brigando pela herança
Publicado em 28/04/2024 às 13:22
A Justiça de São Paulo rejeitou o pedido feito pelas primas de Gal Costa, Verônica Silva e Priscila Silva, para que o testamento feito pela cantora em 1997 voltasse a ter validade jurídica. O documento, que tinha como objetivo a criação da Fundação Gal Costa de Incentivo à Música e Cultura, ficaria sob a responsabilidade das primas. No entanto, a validade do testamento foi contestada após a revogação em 2019, quando um novo testamento foi escrito.
As primas alegaram que Gal Costa foi coagida por Wilma Petrillo a anular o testamento original. Wilma, que conviveu com a cantora por cerca de 20 anos, obteve na Justiça o reconhecimento de união estável, o que agora é contestado pelo filho de Gal, Gabriel Costa, de 18 anos.
+ Atuação da Semana: Marcos Palmeira emociona e humaniza em Renascer
+ Ed Gama conta que enfrentou crise de ansiedade antes de entrevistar Buda no BBB 24
O juiz da 12ª Vara da Família da capital explicou que o testamento de 1997 foi automaticamente rompido quando o filho passou a integrar a família. Segundo o magistrado, mesmo que se pudesse discutir a ocorrência de coação, o primeiro testamento foi anterior à adoção do filho, tornando inevitável a ruptura com a superveniência do descendente.
Apesar da negativa jurídica, o juiz destacou que nada impede que Gabriel "destine eventuais bens de sua propriedade, ou deixados pelo espólio, para instituição de fundação". Assim, ele pode levar adiante a ideia de preservar o patrimônio cultural e artístico da cantora através da fundação.
Em entrevista ao jornalista Ronaldo Jacobina, as primas afirmaram que Gal Costa sofreu coação moral irresistível contra si, sua família e seu patrimônio, justificando a nulidade do ato. Elas argumentam que a cantora jamais manifestou qualquer vontade de revogar o testamento anterior, que visava preservar seu legado cultural e artístico.
- Britto Jr
- Gabriela Loran
- Antonio Benício
- Matteus Cardoso
- Jade Magalhães
- Elizabeth Alvarez
- Solange Almeida
- Julio Fischer
- Benjamin Back
- Maria Fernanda Cândido
- Mr. Catra
- Davi Campolongo
- Sabrina Paiva
- Luciano Estevan
- Rafaella Santos
- Paulo Gustavo
- Susana Vieira
- Fabiano
- Ricardo Tozzi
- João Capelli
- Gabriela Alves
- David Brazil
- André de Biase
- Sol Vega
- Nathalia Timberg
- Zebrinha
- Anderson Leonardo
- Bruce Willis
- Roberta Close
- Toni Garrido
- Gabriela Duarte
- Joe Biden
- Jim Carrey
- Gugu Liberato
- Carlinhos Mendigo
- Priscilla Vilela
- Pedro Goifman
- Chitãozinho
- Mari Campolongo
- Sacha Bali