Nova prioridade

Ex-galã da Globo, Guilherme Leme explica afastamento da televisão

Ator está de volta à telinha na reprise de Bambolê, no Canal Viva


Guilherme Leme atualmente posado; Guilherme Leme na época de Bambolê
Ex-galã da Globo, Guilherme Leme explica afastamento da televisão - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha

Publicado em 28/11/2022 às 06:45,
atualizado em 28/11/2022 às 08:55

Há 35 anos, um belo rapaz no auge dos seus 27 anos chamou a atenção de produtores da Globo em um comercial de TV. A performance do jovem diante das câmeras fizeram com que ele fosse convidado a ir para o Rio de Janeiro e fazer um teste para a próxima novela da emissora. Foi assim que Guilherme Leme estreou nos folhetins, ao interpretar Alligator, o arrogante mauricinho de Bambolê (1987), novela que começa a ser reprisada nesta segunda-feira (25) no Canal Viva.

Longe de ter semelhanças com seu primeiro papel, o ator encarou o novo desafio diante da telinha com muita sede de aprendizado, já que nunca tinha feito um folhetim na vida. Dali em diante, foram vários personagens que apareceram em sua carreira, indo do carismático Rico, de Bebê a Bordo (1988), ao seu último trabalho na TV, em A Terra Prometida (2016), na Record.

Em entrevista exclusiva para o NaTelinha, Guilherme Leme conta o motivo que fez que ele se afastasse da televisão e as lembranças de sua estreia nas novelas. Confira!

Guilherme Leme estreia na TV em Bambolê

Em 1987, ano de seu primeiro contrato com uma emissora, Guilherme lembra dos bastidores de Bambolê, sua estreia na televisão. Seu personagem rivalizava com Murilo (Maurício Mattar), com quem tinha brigas em cena. "Teve uma história muito engraçada porque o meu personagem, em certo momento, virava um lutador de boxe, só que eu não sabia lutar. Eu tinha que fazer uma luta com o Mauricio Mattar, que sabia. Foi muito complicada aquela gravação, não consegui lutar direito. Acabei com olho roxo", relembra o ator, que também citou parceria com Mila Moreira (1946-2021) na trama, saudosa atriz que ele se tornou amigo.

"Tenho muitas lembranças. Era tudo novo pra mim. Nunca tinha feito novela na vida. Eu achava tudo incrível, conhecer o estúdio, era um mundo novo se abrindo. Trabalhar com pessoas que eu adorava assistir na televisão foi muito legal. Fiz várias amizades na novela, foi tudo muito gostoso. Eu tinha vontade de fazer TV sim, era o um objetivo, mas o convite veio de surpresa."

Guilherme Leme

Ex-galã da Globo, Guilherme Leme explica afastamento da televisão

Logo em seus primeiros trabalhos, Guilherme emprestava seu lado sensual para seus personagens. O Rico de Bebê a Bordo adorava "levar uns coelhos" (expressão dita na novela que significava transar), o Roland Barral de Que Rei Sou Eu? (1989) jogava todo seu charme para as moças do reino de Avilan, assim como Gino encantava as mulheres com seus músculos ao tirar a roupa no Clube das Mulheres, em De Corpo e Alma (1992).

Apesar dessa característica ter estado em vários papéis, Leme garante que não é tão ligado à vaidade como muitos de seu personagens. "Eu lidava super na boa e eu acho que todo mundo tem um lado sensual. Quando você quer, você foca. Hoje em dia eu não penso muito nisso (risos). Se eu sou vaidoso? Totalmente dentro do padrão! Não sou nem menos nem mais, até sou mais para relaxado. Eu gosto de estar saudável, estar com a cara boa, com a cara saudável. Acho que essa é minha vaidade: Ser saudável", avalia.

Por onde anda Guilherme Leme?

Longe das novelas desde 2017, quando fez Elidade em A Terra Prometida, na Record, Guilherme explica seu afastamento dos folhetins e seu vínculo forte atualmente com o teatro. Ele ainda conta que é cobrado pelo público para voltar para as telinhas.

"Não fui eu que priorizei o teatro, a vida foi me levando, eu fui entrando para o teatro. O teatro foi me pegando e fui me afastando da televisão. Aí chegou uma hora que eu não procurei mais a TV e também não me procuraram. Eu sou muito feliz fazendo teatro, eu trabalho muito até hoje, mais como diretor. Teve isso também: Quando me tornei diretor, comecei a abrir uma nova brecha na minha vida", afirma.

"Gostei muito de ser diretor de teatro tanto que até como ator em teatro faço pouco. Mais ou menos de cinco em cinco anos eu resolvo subir no palco, mas o diretor de teatro me pegou, foi paixão. Acho que por isso que eu abandonei a televisão. Eu me sinto cobrado em voltar para a televisão, todo mundo na rua me cobra: 'Quando vai fazer novela?' É uma loucura."

Guilherme Leme

Após 25 anos morando no Rio, Guilherme agora está focado no teatro em São Paulo. O ator e diretor prepara vários espetáculos para ano que vem, incluindo uma ópera e uma releitura do clássico Grande Sertão: Veredas.

"Estou desenvolvendo vários projetos. Estou criando uma ópera que eu vou dirigir aqui em São Paulo no ano que vem. Também estou trabalhando em cima de um outro projeto que será interpretado pela Vera Zimmermann, baseado na história de Grande Sertão: Veredas, visto pelo ponto de vista do Diadorim, do ponto de vista da mulher", conta o artista, que também revelou que prepara o Hip Hop Hamlet, uma adaptação do clássico do Shakespeare dentro do universo Hip Hop. "Minha vida é dirigir teatro hoje em dia", conclui.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado