Exclusivo

Um ano sem Gilberto Braga: Biografia do novelista deve sair em 2023

Livro sobre o autor de novelas de sucesso, como Dancin’ Days e Vale Tudo, foi iniciado por Artur Xexéo e está sendo finalizado por Mauricio Stycer


Gilberto Braga
Gilberto Braga morreu há exato um ano, em 26 de outubro de 2021, vítima de complicações de uma infecção sistêmica - Foto: Reprodução

Há exatamente um ano, em 26 de outubro de 2021, o Brasil se despedia de Gilberto Braga (1945-2021), autor de diversos sucessos da TV, como Dancin’ Days (1978) e Vale Tudo (1988). Meses antes, em 27 de junho, havia morrido o jornalista Artur Xexéo (1951-2021), que escrevia um livro sobre o novelista. Agora, o projeto está prestes a sair do papel.

O NaTelinha apurou que a biografia de Gilberto Braga tem previsão de lançamento para 2023. A informação foi confirmada à reportagem pelo jornalista Mauricio Stycer, colunista do UOL. Ele assumiu a autoria após a morte de Artur Xexéo e trabalha no livro desde o ano passado.

Em dezembro de 2021, após as mortes de Braga e Xexéo, o jornal O Globo antecipou que Stycer finalizaria o livro. Além de artistas e amigos, como as atrizes Fernanda Montenegro, Malu Mader e Cláudia Abreu, familiares do novelista estarão entre os entrevistados. O título ainda não foi divulgado.

Stycer foi escolhido pelo próprio Gilberto Braga, que o convidou para assumir o projeto após a morte do biógrafo original. A indicação partiu de Paulo Severo, viúvo de Xexéo. O livro vai relembrar a trajetória desde o início da carreira, no jornalismo, como crítico teatral, até a ascensão na TV.

Xexéo foi o autor das biografias de Janete Clair (1925-1983), lançada em 1996 com o título A Usineira dos Sonhos, e de Hebe Camargo (1929-2012), publicada em 2017. Já Stycer escreveu a de Silvio Santos no livro Topa Tudo por Dinheiro, que saiu em 2018.

Gilberto Braga escreveu algumas das novelas mais importantes da Globo

Beatriz Segall como Odete Roitman em Vale Tudo
Beatriz Segall deu vida à antológica vilã Odete Roitman em Vale Tudo (1988), novela de Gilberto Braga escrita com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères - Foto: Reprodução/Acervo Globo

Vítima de uma infecção sistêmica aos 75 anos, Gilberto Braga foi autor de títulos que marcaram a história da TV brasileira. Uma das homenagens ao veterano foi a série documental Meu Nome é Novela, lançada pelo Globoplay em dezembro do ano passado.

Além das já citadas, são dele as novelas Escrava Isaura (1976), Água Viva (1980) e Celebridade (2003) e as minisséries Anos Dourados (1986) e Anos Rebeldes (1992). Seu último trabalho foi a problemática Babilônia (2015), escrita com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.

Em agosto, o escritor ganhou uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro com uma placa no Arpoador, em Ipanema. O tributo contou com a presença do viúvo Edgar Moura Brasil, da irmã Rosa Maria Araújo e das amigas Fernanda Montenegro e Lucinha Araújo.

Há duas semanas, o viúvo compartilhou uma foto do encontro, mas fez uma crítica ao tributo, desenvolvido, segundo ele, com aço de má qualidade. Moura Brasil percebeu que a placa foi retirada quando foi até o local para depositar flores para o companheiro, com quem viveu por mais de 40 anos. Confira:

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado