Linha de sucessão

Quem assume o trono após a morte da Rainha Elizabeth II?

Monarca morreu aos 96 anos e príncipe Charles se torna o rei mais velho ao assumir a coroa aos 73 anos


Rainha Elizabeth II posa na varanda do Palácio de Buckingham  com Príncipe Charles, príncipe William, a  Duques de Cambridge Kate Middleton e os filhos  Príncipe George, Princesa Charlotte de Cambridge e Príncipe Louis de Cambridge
Rainha Elizabeth II posa na varanda do Palácio de Buckingham com Príncipe Charles, príncipe William, a Duques de Cambridge Kate Middleton e os filhos Príncipe George, Princesa Charlotte de Cambridge e Príncipe Louis de Cambridge. - Reprodução Twitter

Após o anúncio da morte da rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8), aos 96 anos - monarca que ocupou o cargo por mais tempo na história britânica -, uma dúvida ficou no ar. Quem assume o trono dela?

O príncipe Charles, aos 73 anos, se torna o rei mais velho ao assumir a coroa e passa a se chamar Rei Charles III. Ele é o primeiro na linha de sucessão e deve fazer o primeiro discurso na sexta-feira (9).

"A morte da minha amada mãe, vossa majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da nossa família", disse ele em nota.

Na sequência linha de sucessão está o príncipe William, 40, filho mais velho de Charles com a princesa Diana e bem mais popular que seu pai. As posições seguintes pertencem aos filhos do duque de Cambridge e da esposa, Kate Middleton: Príncipe George, Princesa Charlotte de Cambridge e Príncipe Louis de Cambridge.

Morte da Rainha Elizabeth: Charles tem baixa popularidade

Quem assume o trono após a morte da Rainha Elizabeth II?

Charles tem baixa popularidade e pouco carisma, ainda mais por conta da relação com Camila Parker-Bowles, já que a princesa Diana, com quem ele teve os dois filhos William e Harry, tem a memória preservada e é muito querida pelo povo britânico.

Diana atribuiu o divórcio, em 1996, ao farto de Charles se recusar em terminar seu caso com a britânica Camilla Parker Bowles, apontada como sua amante de longa data na época. A princesa morreu em agosto de 1997 vítima de um acidente de carro em Paris, enquanto fugia de um paparazzi.

Charles se casou com Camilla quase em 2005 e ela se tornou, então, duquesa da Cornualha. Com Charles assumindo o reinado, ela se torna “rainha consorte”, título que a rainha Elizabeth ll, que teve um papel importante na aceitação de Camilla, disse em vida esperar que seja reconhecido por todos.

O título dado à Camilla é dado à esposa de um monarca reinante, e é diferente do título de rainha, como o de Elizabeth ll –, destinado a quem já nasce na família real e está  na linha de sucessão.

Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos. A monarca, que sofria de problemas de mobilidade desde o ano passado, teve uma piora recente no estado de saúde, e membros da Família Real Britânica foram convocados às pressas no período da manhã.

Veja a linha de sucessão completa:

1- Charles, príncipe de Gales

2 - William, duque de Cambridge

3- George de Cambridge

4 - Charlotte de Cambridge

5 - Loius de Cambridge

6 - Harry, duque de Sussex

7 - Archie Mountbatten-Windsor

8- Lilibet Mountbatten- Windsor

9- Andrew, duque de Iorque

10- Beatriz do Reino Unido

11- Sienna Mapelli Mozzi

12- Eugênia do Reino Unido

13- August Brooksbank

14- Edward, conde de Wessex

15 -Jayme, visconde de Severn

16 - Luísa de Windsor

17- Anne, princesa real

18 - Peter Phillips

19- Savannah Phillips

20- Isla Phillips

21- Zara Tindall

22- Mia Tindall

23- Lena Tindall

24- Lucas Tindall

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado