Cantora fez cirurgia

Anitta vai poder ter filhos? Especialista explica endometriose

Médico ginecologista tira dúvidas sobre patologista diagnosticada na cantora; ela fez cirurgia nesta quarta


Anitta durante shows na Europa
Anitta durante shows na Europa: após fim das apresentações, cantora foi internada em São Paulo para fazer cirurgia
Por Daniele Amorim

Publicado em 20/07/2022 às 20:15,
atualizado em 20/07/2022 às 20:15

Após ter feito uma cirurgia para diminui as dores causadas pela endometriose, Anitta tem mais chances de ser mãe caso desejar. De acordo com especialistas, o procedimento visa eliminar os focos de incômodo da paciente diagnosticada com a doença e melhora a possibilidade de haver uma gestação em 60% dos casos. 

Ginecologista do Hospital São Vicente de Paulo (RJ) e especialista em endometriose, Claudio Crispi Jr, explicou ao NaTelinha detalhes sobre a patologia que atinge até 20% da população feminina que está em idade reprodutiva.

"Um número entre 80 e 90% dessas mulheres têm um quadro clínico exacerbado de dor, como fortes cólicas menstruais e dores nas relações sexuais, dores para evacuar e urinar e, não raro, dor pélvica crônica permanente, o que leva a uma condição péssima da qualidade de vida", conta ele. 

A cantora, inclusive, fez um desabafo nas redes sociais na semana passada e contou que sofre com dores na região do baixo ventre há pelo menos nove anos. Elas aconteciam durante relações sexuais e perduram horas após o ato.

"Caso a mulher tenha cólicas menstruais e alguma outra manifestação dolorosa com as citadas anteriormente, podemos ter uma forte suspeita da endometriose e o médico deverá, então, orientar a paciente para controlar o problema, o que muitas vezes é feito com o uso de contraceptivos. O anticoncepcional bloqueia a função do ovário e vai diminuir a chance desse crescimento do tecido do endométrio, reduzindo a inflamação causada por essa doença. Consequentemente, é possível uma melhora do quadro doloroso", diz Crispi. 

No caso de Anitta, ela descobriu o diagnóstico após uma conversa com a cardiologista Ludhmila Hajjar. A especialista cuidou do pai da cantora, Mauro Machado, após ele tido um AVC no final do mês passado. Por meio de exames, então, a funkeira descobriu a  endometriose. 

imagem-texto

Como se cura a endometriose? 

Anitta precisou fazer uma cirurgia nesta quarta-feira (20) para tratar o problema e se encontra bem após o procedimento. Claudio Crispi Jr acrescentou que o método é uma das melhores opções para reverter a dor sentida pela intérprete. 

"A cirurgia visa a remoção de todos os focos visíveis da endometriose. [...] A melhora na qualidade de vida e da redução da dor em mulheres que passam por uma cirurgia de endometriose é de 80 a 88% e temos uma melhora da infertilidade da ordem de 60%. A cirurgia normalmente é feita pela técnica videolaparoscópica, na qual não é preciso abrir o abdômen", finaliza.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado