Doença neurológica

Brad Pitt revela doença rara e surpreende; entenda

Astro contou que tem comorbidade e citou incômodo ao preconceito de amigos


Brad Pitt posado com chapéu
Brad Pitt revela ter cegueira facial e se pronuncia sobre afastamento de colegas - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 24/06/2022 às 17:43,
atualizado em 24/06/2022 às 17:50

Aos 58 anos, Brad Pitt revelou ser portador de prosopagnosia, doença também conhecida como cegueira facial, distúrbio que impede o reconhecimento total ou parcial das feições de seu rosto ou de pessoas conhecidas, como amigos e parentes. Segundo o ator, um dos sintomas da comorbidade é a dificuldade da interação social, que faz com que ele não reconheça seus colegas de trabalho, aumentando sua fama de ser metido e egocêntrico.

"Ninguém acredita que eu tenho essa doença. Nem mesmo meus amigos mais próximos", afirmou o ex marido de Angelina Jolie. A prosopagnosia pode atrapalhar não apenas a carreira, mas também a vida amorosa das pessoas, além dos momentos de lazer. A doença faz com que o indivíduo tenha dificuldade de acompanhar filmes, séries e novelas, já que a pessoa não consegue reconhecer o rosto dos personagens.

Em eventos, o paciente se apresenta desorientado no meio de uma multidão e constantemente se sente perdido. Na vida a dois, quem é acometido pela comorbidade não consegue manter um relacionamento duradouro, por causa do não reconhecimento da face de seu (a) companheiro (a). Em casos mais graves, a enfermidade pode gerar crises de ansiedade, pânico e depressão.

Doença de Brad Pitt pode ser causada por vários motivos

Brad Pitt revela doença rara e surpreende; entenda

Especialistas da medicina apontam que a prosopagnosia ocorra com mais frequência quando se há lesões no cérebro ou condições neuropsiquiátricas específicas, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumas, Alzheimer ou esquizofrenia. Como é difícil de ser diagnosticada, o paciente é encaminhado para fazer testes para identificar rostos familiares, famosos e desconhecidos.

O médico ainda pode pedir exames por imagem, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada, com o objetivo de verificar alterações no cérebro. Recentemente, outra famosa revelou ter uma doença neurológica. Na última semana, Guta Stresser contou ter esclerose múltipla.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado