Crise na dupla

Simone e Simaria: Comparação entre irmãs é saudável ou rivalidade?

Psicóloga opina sobre desabafos recentes da sertaneja em relação a irmã: "Pais, mesmo sem ter a intenção, colocam rótulos nos filhos que podem durar a vida toda"


As irmãs Simone e Simaria, abraçadas e maquiadas
Psicóloga analisa desabafo de Simaria ao dizer que é sempre comparada com a irmã Simone - Reprodução/Instagram
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 17/06/2022 às 19:50,
atualizado em 22/06/2022 às 08:44

Simaria deu uma entrevista recente desabafando sobre sua relação com a irmã Simone. Ela afirmou que a cantora, com quem forma dupla, recriminava tudo o que ela fazia.

A artista, que anunciou uma pausa na carreira para cuidar da saúde, falou ainda que o tempo todo é comparada com Simone e diminuída. "A Simone é incrível, Simaria não presta, não vale nada", desabafou em entrevista ao jornalista Leo Dias. O NaTelinha conversou com a psicóloga Maria Rafart para entender se essa comparação entre irmãs, comum muitas vezes, é saudável ou pode prejudicar a relação entre as duas e causar uma rivalidade.

"O ser humano tem uma inclinação natural para se comparar com outras pessoas – e é dessa maneira positiva que podem se estabelecer, por exemplo, metas a alcançar e motivação para progredir. Contudo, esta comparação pode se transformar em uma coisa negativa: a rivalidade. Isto pode acontecer, em especial, entre irmãos", explica.

A profissional conta que irmãos, na maioria das vezes, são criados no mesmo ambiente, pertencem à mesma família, e isto pode acender a chama da competição entre eles.

Ela diz que as crianças não possuem os mesmos freios dos adultos e podem estar mais propensas a esta comparação competitiva e explica que este tipo de disputa pode até ser educativa, pois ensina a lidar com conflitos futuros.

"Contudo, quando são irmãos adultos que se encontram neste mecanismo de rivalidade, as questões podem remeter a fatos ocorridos na infância, ainda não superados. Muitas vezes, os pais, mesmo sem ter a intenção, colocam rótulos nos filhos que podem durar a vida toda e amplificar a competição: um é eleito para ser o perfeito, e o outro, aquele que é sempre pejorativamente comparado a ele".

Psicóloga analisa entrevista de Simaria: "Período de muita ansiedade"

Simone e Simaria: Comparação entre irmãs é saudável ou rivalidade?

Ao analisar a entrevista por vídeo recente concedida por Simaria ao jornalista Leo Dias, a psicóloga destaca que a vida pública de um artista cobra um preço psicológico estrondoso.

"Simaria depende do seu público, depende de sua aprovação traduzida em sucesso, e depende ainda do consumo de suas músicas por este mesmo público. Ela ainda tem que encarar de frente as repercussões de quaisquer fatos ou exposição de sua vida", conta.

Essa semana, não foi diferente. A artista abriu o coração na entrevista, falando de suas relações familiares e que têm, em seu caso, além da vinculação afetiva, a vinculação profissional com a irmã Simone e toda a sobrecarga de trabalho que sente, por, segundo ela, ainda acumular a função de gerenciar toda a carreira da dupla, além de cantar.

"A cantora precisou suportar a repercussão de suas declarações – sejam elas de apoio, sejam elas de repúdio. A forma acelerada com que ela concedeu a entrevista sugeriu, à primeira vista, grande agitação que pode estar relacionada a um período de muita ansiedade. Uma hipótese para o anunciado afastamento poderia ser um eventual esgotamento nervoso, causado pelo estresse que esta mesma ansiedade produz no organismo".

Maria Rafart diz que nós somos preparados para suportar o estresse em determinadas e pontuais ocasiões, que pode ser até protetivo, porque nos deixa em estado de alerta para perigos.

"Contudo, sobrecargas permanentes de estresse podem causar um esgotamento nervoso. A conduta adequada nestes casos é o descanso, e o afastamento pelo menos temporário das situações que causam ansiedade", conclui. 

Após algumas polêmicas com a irmã Simone, Simaria revelou ao Domingo Espetacular que tem perdido a voz por problemas pessoais. Nos bastidores da comemoração do seu aniversário de 40 anos, a artista conversou com a equipe jornalística e deu detalhes íntimos do momento difícil: "Você vê que a minha voz some! É tudo emocional. Aí, minha voz some", acrescentou. 

Na quinta-feira (16), o escritório da dupla Simone e Simaria anunciou que a cantora fará uma pausa da carreira por determinação médica e não poderá cumprir os compromissos já acordados. Simone se apresentou sozinha no mesmo dia em show na cidade de Paty do Alferes, no Rio de Janeiro.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado