Cortinas fechadas

Entenda o que é Afasia, a condição de saúde que tirou Bruce Willis de cena

Distúrbio do ator é detalhado por médico especialista


Bruce Willis posado
Entenda o que é Afasia, a condição de saúde que tirou Bruce Willis de cena - Foto: Reprodução
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 30/03/2022 às 19:30,
atualizado em 31/03/2022 às 17:22

Fãs de Bruce Willis foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (30), após a família do ator anunciar pausa na carreira do artista por causa da descoberta de uma comorbidade. Bruce foi acometido por uma Afasia, distúrbio cerebral que afeta a capacidade de comunicação da pessoa. Para o NaTelinha, o Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, médico neurocirurgião e neurologista explicou detalhes sobre a comorbidade de Bruce.

"Afasia é a incapacidade do paciente de se comunicar, falar, expressar, de compreender uma linguagem verbal, uma escrita ou leitura ou até mesmo a incapacidade do paciente de escrever. Geralmente é causada por lesões no cérebro do lado esquerdo, no hemisfério quem chama dominante", explicou o profissional sobre condição de Bruce. Confira abaixo a entrevista com o médico:

NT - Quais são as principais causas de Afasia?

Dr. Wanderley Cerqueira - As causas Afasia geralmente são de instalação aguda ou súbita. O mais comum é o AVC, mas também pode se instalar de uma forma gradual, principalmente naqueles pacientes que tem tumores cerebrais, doenças degenerativas tipo demência, também o Alzheimer, e outras lesões cerebrais, por exemplo, um trauma craniano, uma infecção cerebral com paciente com esclerose múltipla acometendo essa região. Existem várias causas, mas a mais comum é o acidente vascular cerebral isquêmico. 

NT - Quais os sintomas dessa doença? Como é feito o diagnóstico?

Dr. Wanderley Cerqueira - O diagnóstico geralmente pode ser agudo, que ocorre geralmente nos pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico ou no acidente vascular cerebral progressivo, nos tumores ou nas doenças degenerativas. O diagnóstico é clinico, depois que alguém percebe, a família perceber que o paciente não está conseguindo se expressar. O médico, vai orientar e realizar um exame complementar geralmente tomografia, ressonância pra saber se tem alguma alteração no vaso cerebral.

NT - Quais os tratamentos possíveis para a Afasia?

Dr. Wanderley Cerqueira - Existem vários fatores que predispõem o paciente a ter uma alteração na irrigação no cérebro, especificamente nessa região ou qualquer outra região. Primeiro, a história familiar, diabetes, hipertensão arterial, excesso de colesterol, excesso de triglicérides, o estresse, ansiedade, obesidade, uma dieta irregular, alcoolismo, tabagismo... São fatores que vão levar uma obstrução progressiva do próprio vaso que vai irrigar toda região. A Covid-19 também pode evoluir como um processo inflamatório no vaso intracraniano. O paciente pode também ter um AVC, pode ter obstrução e ter alteração nesta região da fala.

NT - A Afasia tem cura?

Dr. Wanderley Cerqueira - Não existe uma cura para afasia. Primeiro é fazer o diagnóstico. Se o paciente tem uma uma lesão maior ou menor o tratamento geralmente é uma reabilitação com fonoaudiologia. Tem cura? Fonoaudiologia é um exercício constante onde o paciente vai aprender a usar novamente as palavras, expressar a gesticular, então isso é um tratamento fonoaudiológico, às vezes, com terapia ocupacional associada, é uma técnica que a fonoaudiologia usa no dia a dia.

Médico revela se há prevenção para comorbidade de Bruce Willis

imagem-texto

NT - Existe um gênero ou faixa etária que tenha pré-disposição para a Afasia? 

Dr. Wanderley Cerqueira - A afasia vai acometer mais o paciente adulto, tanto homens quanto mulheres, geralmente acima de 40, 50, 60 anos. Mas todos esses pacientes são pacientes adultos que geralmente têm hipertensão, diabetes, aumento de colesterol, que cronicamente fazem uso de bebida alcoólica e  cigarro. Podem ser pacientes obesos, com sedentarismo, que tem uma dieta totalmente irregular. Então isso não acontece no jovem, só se tiver um trauma num acidente, por causa de um tumor, mas aí a causa surge com essas doenças ou com essas comorbidades associadas que vão predispor o AVC. O AVC vai acometer mais adultos, mais mulheres com idade mais avançada que os homens. É diferente do infarto, que acomete mais nos homens que as mulheres, mas isso não é uma regra 100 % estabelecida.

NT - Tem como prevenir a Afasia?

Dr. Wanderley Cerqueira - Não existe uma prevenção pra afasia. Afasia não é uma doença, e sim uma manifestação de uma doença de base que eu falei: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo, uma dieta totalmente irregular, um paciente que faz uso de cigarro, uso do álcool, tudo isso vai predispor uma coisa que chamamos de aterosclerose, que é obstrução parcial de artérias.

Pode ser artéria no cérebro que vai levar a um AVC, pode ser ou artéria coronária, que vai levar a um infarto. Então a prevenção é aquilo tudo: Você vai controlar sua pressão, controlar o diabetes, fazer exercício, não vai ficar obeso. Se for beber, beber moderadamente e fumar menos do que fumava previamente, ou o abandono cigarro. São essas as prevenções! Se tem estresse, vamos controlar. Se tem a ansiedade, vamos controlar também. Isso é uma prevenção geral para toda a população.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado