Jada Pinkett Smith

Entenda a doença da mulher de Will Smith, que partiu para cima de Chris Rock no Oscar

O médico e tricologista Ademir C. Leite Jr. deu detalhes sobre o problema


Will Smith e Jada Pinkett Smith posando abraçados para fotos
Will Smith e Jada Pinkett Smith no SAG Awards - Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 28/03/2022 às 14:58,
atualizado em 28/03/2022 às 15:03

Toda a confusão que aconteceu na cerimônia do Oscar 2022 foi motivada por uma piada de mau gosto que Chris Rock fez sobre Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith, que sofreu uma queda de cabelos devido à Alopecia Areata. Ao NaTelinha, o médico e tricologista Ademir C. Leite Jr. deu detalhes sobre como a doença age e quais os tratamentos possíveis. Segundo o especialista, o problema não tem idade específica para se manifestar. "Pode surgir em todas as fases da vida, desde a mais tenra infância até mais tarde. Não tem um período de maior risco. Quanto mais cedo ela começar, mais difícil ela é de tratar", explica.

O médico ainda falou sobre como os problemas emocionais podem agravar a doença. "O nosso sistema hormonal e o nosso sistema nervoso são sensíveis à emoção. A liberação do cortisol, que é um hormônio totalmente associado ao estresse, e a liberação de alguns neurotransmissores, que são substâncias produzidas pelas terminações nervosas que, de alguma maneira podem induzir uma doença inflamatória, de base autoimune, que caracteriza a doença", esclarece.

"Não existe uma faixa etária específica, não existe um grupo específico. Tanto homens, quanto mulheres, de todas as etnias, podem ser acometidos de forma igual", destaca, antes de falar se existe chance de cura:

"Existem pacientes que podem ter episódios de aparecimento e desaparecimento ao longo da vida, tem pacientes que podem ter um episódio só e a doença nunca mais aparecer, mas assim como outras doenças que têm um fundo autoimune, como vitiligo e psoríase, é uma doença que pode ter suas idas e vindas e períodos em que o paciente não vai ter nada ou que vai manifestar. Não dá pra garantir que a pessoa está livre da doença, então usar o termo 'cura' é muito forte, porque a predisposição sempre vai acontecer. Mas a doença pode desaparecer por completo e ficar com períodos variados de remissão, ou seja, não aparecer por um tempo. Mas pode voltar de novo lá na frente."

Saiba qual o melhor tratamento para a Alopecia Areata, doença da mulher de Will Smith

Entenda a doença da mulher de Will Smith, que partiu para cima de Chris Rock no Oscar

Ainda de acordo com o médico e tricologista Ademir C. Leite Jr., a melhor maneira de controlar a Alopecia Areata é por meio do uso de medicamentos que combatam a inflamação, já que é uma doença inflamatória do couro cabeludo. "Ao usar esses ativos antiinflamatórios, que podem ser corticosteróides, por exemplo, você acaba controlando a doença de alguma maneira. Mas existem outros antiinflamatórios imunomoduladores que podem ser usados também, não apenas os corticosteróides. Então, controlar o processo inflamatório e ajudar o paciente no processo psicoemocional, quando for uma causa", diz, citando também alguns casos específicos.

"A Covid, que causa um estresse biológico, uma cirurgia, uma pneumonia, ou outras doenças que também envolvem estresse, não necessariamente psicoemocional, mas biológico, podem fazer com que a doença surja. Existem artigos relatando casos de que a Covid pode fazer surgir ou reaparecer uma Alopecia Areata, assim como a vacina. Eu já tive paciente que tomou a vacina de Hepatite e teve quadro de Alopecia Areata", lembra.

Segundo o especialista, na Alopecia, o fator hereditário não conta tanto. "A hereditariedade fala de genes que são passados de geração em geração, a predisposição existe, mas não significa que se algum ascendente tem você vai ter. A chance disso acontecer é muito menor do que aconteceria mediante a calvície genética clássica, que tem uma chance de hereditariedade muito maior", observa.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado