Início do sucesso

Origem do Chaves no SBT é revelada

Executivo do canal revelou como o seriado foi parar na emissora


Chaves posado
Origem do Chaves no SBT é revelada - Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (18), na véspera do SBT completar 40 anos no ar, a origem do Chaves, um dos programas de maior sucesso da história da emissora, foi revelada. Rubens Passaro, gerente comercial do Grupo Silvio Santos, contou como o seriado foi parar no ar no Brasil pelo canal paulista. Segundo o profissional, em 1981, Silvio Santos o mandou para o México para conferir como a Televisa conseguia produzir tantas novelas ao mesmo tempo.

Enquanto observava o ritmo de produção de folhetins e entrevistar autores comprando tramas para serem exibidas no SBT, Silvio ligou para ele e perguntou o que achava sobre o seriado El Chavo (nome original do Chaves), que estava no ar no canal mexicano naquela ocasião. Foi então que Rubens foi sincero com o patrão.

"Silvio, eu assisti e achei um pastelão antigo, com a imagem lavada, quase sem cor, parecendo que foi produzido nos anos 70. Acho que poderíamos produzir algo parecido com melhor qualidade", contou o profissional a Silvio Santos, segundo declaração dele em rede social.

Segundo Rubens, mesmo com sua análise negativa, Silvio avisou que gostou do programa e pediu para que ele se encontrasse com Roberto Bolaños, o criador de El Chavo e intérprete do Chaves, para combinar a compra dos episódios do seriado.

"Entrei em contato com o Roberto Bolaños e marquei uma reunião em sua casa. Fui muito bem recebido pela simpatia de pessoa que ele era, contei tudo sobre quem era o Silvio Santos, o SBT e o nosso interesse em adquirir os direitos do programa para exibição no Brasil. Ele respondeu que os direitos estavam com a Televisa e que eu teria que procurar a área de internacional para adquirír", contou Rubens, que buscou o canal mexicano como orientado e negociou a compra de 400 programas.

Silvio Santos aprova a compra de Chaves

Assim que ligou para Silvio Santos aprovar a transação, o dono do SBT pediu para o profissional trazer quatro episódios para serem dublados e serem apresentados a executivos da emissora na época.

"Depois de duas horas de programa que ele batizou de 'Chaves', perguntou um a um o que achavam... Todos deram a mesma resposta: Uma imagem lavada, sem qualidade técnica, pastelão, antigo e por aí foi. Tendo a sua sensibilidade, o seu conhecimento e a sua visão desafiadas por todos nos executivos, ele respondeu: 'Muito bem. Sou o dono, pago o salário de vocês e, se der errado a série, o prejuízo será meu e não de vocês. Já fechei o contrato e já esta em processo de importação'", contou.

O Chaves entrou no ar no SBT de 1984 até 2020, totalizando 36 anos de sucesso. "Uma geração inteira cresceu assistindo Chaves, Chapolin e Chesperito", finalizou Rubens.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado