Modelo diferente

Fernanda Nobre defende casamento aberto: "Relação honesta"

Atriz revelou que vive em relacionamento aberto com diretor


Fernanda Nobre de cabelo repicado
Fernanda Nobre tem sucesso com relação aberta - Foto: Divulgação

Fernanda Nobre vai voltar à TV na próxima novela das nove, Um Lugar ao Sol, de Lícia Manzo. Aos 37 anos de idade, ela é casada com o diretor e encenador artístico José Roberto Jardim e vive um casamento aberto. "A nossa busca é pela lealdade e por uma relação extremamente honesta", defende.

Para ela, não foi difícil dividir com os fãs que vive em um relacionamento aberto. "Falar sobre os pactos do meu relacionamento é apenas uma parte da minha busca. Sem saber, nós mulheres, repetimos comportamentos achando que estamos fazendo escolhas, mas, na verdade (grande maioria dos casos), já foi 'escolhido' para nós há centenas de anos, entre essas escolhas compulsórias está a imposição da monogamia para nós", acrescenta.

Sem medo de julgamento, acredita que seu discurso seja informativo e não busca polêmica. "Não digo que minha escolha é o caminho certo da felicidade. Quando resolvi falar, busquei deixar claro que nenhuma mulher que escolhe ter um relacionamento monogâmico é menos livre que uma mulher que escolhe ter um relacionamento aberto. Assim como nenhuma mulher que vive um relacionamento aberto é primordialmente uma referência de liberdade. O importante é que seja uma escolha consciente e não compulsória", conta.

O moralismo e ignorância segundo Fernanda Nobre

"Me chateia o moralismo e a ignorância quando reduzem o meu discurso a uma vontade de libertinagem. Isso não quer dizer que a minha vida é uma festa, que tudo é liberado. Muito pelo contrário. Sou uma mulher extremamente romântica e tudo é em prol da minha liberdade e também da minha parceria com o meu companheiro", completa a atriz.

Segundo Fernanda, seu posicionamento política é a busca pela mesma liberdade para homens e mulheres. "Meu intuito é dividir a informação e provocar uma reflexão nas mulheres de que nem sempre nossas escolhas são conscientes. Então proponho que façamos escolhas pautadas em nossos desejos verdadeiros e não para corresponder às expectativas de quem está à nossa volta", diz ela.

A atriz afirma que o retorno vem sendo positivo. "Tenho aprendido demais com essa troca, com os depoimentos que recebo diariamente de mulheres se abrindo de maneira muito generosa sobre suas vontades e medos de se opor ao que esperam delas. E também tenho tido retorno das escritoras e pesquisadoras que são referência para esses meus estudos. Esse retorno é muito forte porque depois de passar tanto tempo debruçada e mergulhada na pesquisa dessas mulheres, receber uma mensagem delas é muito inspirador e motivador", comemora.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado