Aniversariante

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

Eddie Murphy faz 60 anos neste sábado (3)


Professor Aloprado, Príncipe Akeem e Dr. Dolittle
Professor Aloprado, Príncipe Akeem e Dr. Dolittle marcaram época - Foto: Montagem/NaTelinha

O ator Eddie Murphy completa 60 anos neste sábado (3). E poucos comediantes tiveram o poder que nova-iorquino conseguiu obter. Com o talento de poder arrastar multidões para as telonas, seus filmes arrecadaram mais de US$ 3,8 bilhões (22 bilhões de reais na cotação atual) em todo o mundo. assim, se tornou uma das estrelas mais procuradas de Hollywood. Na sua vasta carreira, teve personagens icônicos e inesquecíveis como o Príncipe Akeem, Doutor Dolittle e o Professor Aloprado.

No início dos anos 80, Murphy ganhou atenção local pela primeira vez como membro do elenco do Saturday Night Live e até foi creditado por repaginar a atração, que andava em baixa. A partir de então, estrelou filmes de grande sucesso como Um Príncipe em Nova Iorque (1989), O Professor Aloprado (1996) e Dr. Dolittle (1998).

Mais recentemente, o astro que completa mais uma primavera hoje estrelou a sequência de Um Príncipe de Nova Iorque, que está em cartaz no Amazon Prime Vídeo, batendo recordes de visualizações. Abaixo, o NaTelinha lista 10 personagens de Eddie Murphy que marcaram história.

Príncipe Akeem

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

Cansado da vida de Príncipe de Zamunda, país fictício do continente africano em Um Príncipe em Nova Iorque, ele se muda para os Estados Unidos, mais precisamente para Nova Iorque, na tentativa de alguém goste dele pelo que é, e não pelo que tem ou representa.

Ainda que pareça extremamente clichê, a crítica especializada dos Estados Unidos é praticamente unânime em dizer que o filme foi tudo, menos clichê. As cenas em que é roubado ao chegar no país até aprender a limpar chão e a primeira vez que assistiu um jogo de futebol americano, era completamente diferente de outro personagem que o ator já tenha feito.

Shermon Klump

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

O Professor Aloprado é um remake do homônimo de 1963 e já havia sido aclamado nos Estados Unidos. Na ocasião, foi protagonizado por Jerry Lewis e caiu como uma luva nas mãos de Eddie Murphy. A experiência foi diferente para o próprio ator, já que sua aparência se transformou completamente.

Segundo relatos de Murphy, interpretar um professor isolado, sem vida social, obeso e um pingo de confiança mudou sua visão sobre as coisas. O filme ganhou uma sequência no ano 2000 e um terceiro filme ainda é cogitado.

Dr. Dolittle

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

O filme de 1998 também é uma refilmagem de um original homônimo de 1967, com Rex Harrison. O longa narra a história de John Dolittle, um médico e cirurgião de San Francisco. Ele tem um casamento feliz, duas filhas e uma rotina de trabalho intensa.

Tudo muda numa noite quando atropela um cão e o animal começa a lhe falar palavras. E o médico entende. A partir daí, começa o dom de falar com os animais e sua vida começa a ganhar "muitas confusões", como diria as chamadas da Sessão da Tarde.

Axel Foley

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

O policial de Um Tira da Pesada (1984) se transformou em clássico nos anos 90 na Sessão da Tarde e é extremamente popular. Este foi o primeiro filme que levou Murphy ao estrelato e gerou duas sequências, ambas estreladas por ele, em 1987 e 1994.

Seu personagem Axel Foley, um policial que é repreendido por seu comportamento e é ameaçado de ser demitido. Logo que Axel chega ao seu apartamento, descobre que foi invadido por seu amigo de infância. Sua busca então passa a ser resolver o assassinato do seu melhor amigo, que é morto em seguida.

Billy Ray

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

Trocando as Bolas (1983) também foi um marco na vida de Eddie Murphy. Nessa época, o jovem não se importava muito com o que Hollywood pensava dele. Esse papel já demonstrava que o ator tinha grande alcance mundial.

O filme conta a história de um corretor de commodities de classe alta e um morador de rua desabrigado cujas vidas se cruzam quando, sem saber, fazem parte de uma elaborada aposta.

Rayford Gibson

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

No filme Vida (1999), um nova-iorquino durão é acusado de um assassinato que não cometeu e depois condenado a prisão perpétua. O longa narra ainda, além de Ray, Claude Banks, amigos de juventude até a velhice.

Ray é um trambiqueiro espertalhão que vive de pequenos golpes, já Claude é um banqueiro honesto, porém, muitas vezes egoísta e ambicioso. Em 1932, os dois se conhecem e se tornam amigos, sendo obrigados a contrabandear bebida ilegal para quitar uma dívida, e acabando presos, acusados injustamente de homicídio. Na prisão perpétua, são mandados para um campo de trabalho forçado, convivem com diversos outros presos (dos quais muitos se tornam seus amigos) e ao longo de 65 anos, se envolvem em muitas confusões, tentando fugir do local, se livrarem das acusações e serem livres, alcançando a liberdade. Com personalidades e pensamentos diferentes, Ray e Claude vivem brigando e implicando um com o outro.

Burro

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

Esse não tem jeito. Embora Eddie Murphy não apareça em Shrek (2001), o Burro da animação é sem dúvida um de seus trabalhos mais emblemáticos nos Estados Unidos.

Shrek narra a história de um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano, em meio à floresta, em uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê sua solidão ameaçada quando o governante de Duloc, Lord Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas para floresta.

Marcus Graham

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

Outro filme conhecido do ator é Boomerang (1992). É um dos mais adorados pela comunidade negra norte-americana do ator e reúne Halle Berry, Robin Givens, David Alan Grier, Grace Jones, Martin Lawrence e Chris Rock.

O filme deixou sua marca e produziu também uma trilha sonora de sucesso, tendo impactado culturalmente o país. No longa, Marcus era bem-sucedido, bonito e poderia quem conseguir quem quisesse, mas quando conhece sua nova chefe, descobre que ela é uma versão feminina de si mesmo e é tratado como trata os outros.

Reggie Hammond

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

48 Horas (1982) foi o primeiro filme de Eddie Murphy nos cinemas e talvez por isso é um dos mais lembrados pelos seus fãs. Considerados um dos melhores de 82, foi elogiado pela química que teve ao lado de Nick Nolte.

Antes de Axel, Hammond era libertado da prisão para trabalhar com o policial Jack Cates para derrubar uma corrente criminosa.

Norbit

Eddie Murphy 60 anos: Relembre os 10 personagens mais icônicos do ator

Filme de 2007, Norbit é aquele tipo de pessoa que parece infeliz com a vida, mas que não abre a boca para reclamar. Tem sido assim desde a infância, quando sua melhor amiga, Kate, foi embora e ele foi adotado em um orfanato pelo senhor Wong. Os anos foram passando e a desgraça tomou conta de sua vida.

No longa, Eddie interpreta três personagens. Além de Norbit, Rasputia e Sr. Wong. Ao longo do tempo, o protagonista ganha confiança e aos poucos passa enfrentar a esposa e a família.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado